Dados do Trabalho
Título
ABORDAGEM DOS CUIDADOS PALIATIVOS A PACIENTE COM SINDROME DE EISENMENGER EM DESCOMPENSAÇAO AGUDA: UM RELATO DE CASO
Apresentação do caso
CASO: Paciente feminina, 60 anos, diagnóstico de síndrome de Eisenmenger (SE) secundária a comunicação interatrial não corrigida, em sua primeira internação hospitalar por descompensação de insuficiência cardíaca, perfil B, por erisipela. Após introdução de antibiótico e diurético evoluiu com instabilidade hemodinâmica e necessidade de milrinone. Diagnosticado derrame pericárdico importante sem sinais de tamponamento ao ecocardiograma, com indicação de pericardiocentese, não realizado devido ao alto risco do procedimento. Dado risco de refratariedade terapêutica foi indicada avaliação da equipe de cuidados paliativos (CP). Identificado descontrole sintomático multidimensional, abordado através do estreitamento de vínculo entre paciente, família e equipes. Houve redução do sofrimento físico, emocional e existencial. A construção do plano avançado de cuidados favoreceu o uso de inotrópico, sem novas medidas invasivas caso não houvesse resposta terapêutica. A paciente apresentou tolerância ao desmame de inotrópico, sendo desospitalizada, com proposta de seguimento ambulatorial com os CP.
Discussão
DISCUSSÃO: A SE é o fenótipo mais grave da hipertensão pulmonar, na qual a pressão de artéria pulmonar atinge níveis sistêmicos, causando shunt direita-esquerda(1). É uma condição grave, sem cura, de alta mortalidade, sintomas de difícil manejo e impacto na qualidade de vida. É importante a abordagem integrada de equipes, cuidado centrado no paciente, compreendendo a experiência individual em relação à doença e sofrimentos relacionados, sendo indicada a abordagem de CP(2). Nesta paciente, após o controle sintomático, foi evidenciado uma maior adesão e tolerância às medidas de tratamento e reabilitação, que contribuíram para uma boa resposta clínica.
Considerações finais
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destaca-se a importância da abordagem multidimensional do sofrimento e como o alinhamento de plano de cuidados pode contribuir positivamente na vivência dos pacientes, familiares e demais equipes envolvidas. Conforme orientado por diretrizes atuais, pacientes com SE podem se beneficiar e tem indicação de seguimento com equipe de CP.
Palavras Chave
Sindrome de Eisenmenger; Cuidados Paliativos
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
GISELLA ANGELICA ZAPATA TAKAHASHI, BRENO DE FILIPPO REZENDE, RICARDO TAVARES DE CARVALHO, DANIEL BATTACINI DEI SANTI, RODRIGO LIMA DOS SANTOS, MARIANA CINCERRE PAULINO