X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

INSERÇAO DE UMA EQUIPE ODONTOLOGICA EM UMA ENFERMARIA DE CUIDADOS PALIATIVOS: RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

INTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos tem foco na prevenção e alívio do sofrimento, de pacientes e seus familiares, que enfrentam uma doença ameaçadora da vida, nas esferas: física, social, espiritual e/ou emocional. Problemas odontológicos como dor, infecção e perdas dentárias são prevalentes na população brasileira e geram impactos diretos e indiretos para esses indivíduos. A Odontologia pode atuar através da remoção de focos infecciosos, controle da dor e melhora da qualidade de vida. Porém, são raros relatos da presença de dentistas integrados à equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos.

Objetivo e Método

OBJETIVO: Apresentar e descrever o processo de instalação e perfil de atendimento de um serviço de Odontologia em uma enfermaria de Cuidados Paliativos. MÉTODO: o processo de estruturação do serviço e impressões acerca dos desafios e potencialidades foram descritos pelos profissionais atuantes durante esse período. Os atendimentos foram registrados em planilhas e analisados posteriormente.

Resultados

RESULTADOS: A equipe odontológica esteve presente desde a implantação da enfermaria em março/2023. Nos 15 meses iniciais, foram avaliados 249 pacientes, com total de 582 atendimentos. As primeiras avaliações ocorreram a partir de busca ativa (208) ou pedidos de interconsulta (41). As condições bucais mais prevalentes foram: ressecamento de mucosas e/ou lábios (129) e lesões orais traumáticas (83). Foram realizados dois treinamentos com a equipe de enfermagem quanto aos cuidados bucais. Foi possível observar que nem todos os sinais e sintomas encontrados haviam sido levantados como queixa, o que reforça a importância de avaliações especializadas e frequentes. As dificuldades foram a complexidade para compra dos instrumentais odontológicos, assim como variedade e alto custo de insumos necessários para o atendimento integral às necessidades encontradas e número de profissionais reduzido.

Conclusão/Considerações finais

CONCLUSÃO: Apesar de desafiador, o atendimento odontológico em uma enfermaria especializada em cuidados paliativos é justificado pelas condições bucais singulares nesses pacientes, controlando sintomas e diminuindo o sofrimento.

Referências

REFERÊNCIAS: Uhlig S, Doberschutz F, Hallmann F et al. Exploring the integration of dentistry within a multidisciplinary palliative care team. Support Care Cancer. 2024; 8;32(8):491.
Jales SMCP, Vilas Boas PD. Avaliação orofacial e tratamento odontológico. In: Manual da Residência de Cuidados Paliativos – abordagem multidisciplinar. 2a ed. Barueri: Manole; 2022. Capítulo 84.

Palavras Chave

Odontologia hospitalar; Implantação de serviço; ATENDIMENTO HUMANIZADO

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

INSTITUTO PERDIZES DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNA LUIZA ROIM VAROTTO, PATRICIA DOMINGUES VILAS BOAS, ANA CAROLINA PORRIO ANDRADE, SUMATRA MELO COSTA PEREIRA JALES, DOUGLAS HENRIQUE CRISPIM, RICARDO TAVARES CARVALHO