X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

LUZ ALEM DAS SOMBRAS: RENOVAÇAO DE ESPERANÇA PELA DOAÇAO DE ORGAO NO CENARIO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Apresentação do caso

A.C.S.A, 31 anos, natural da Bahia, vivia em São Paulo-SP, ex-cabeleireira e maquiadora, evangélica. Sofreu Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave após tentativa de homicídio, necessitando de tratamento neurocirúrgico. Após inúmeras internações por infecções repetidas e complicações, foi encaminhada à enfermaria de CP com critérios de final de vida, evoluindo para óbito. Sua família considerou a doação de córneas para "salvar outras vidas", o que foi realizado no dia após sua morte. Em função do histórico, seu corpo foi encaminhado ao IML.

Discussão

As doenças da córnea representam 5% dos casos de cegueira reversível em todo o mundo. O transplante de córnea tem sido uma solução eficaz para diversas doenças do órgão. No Brasil, a fila de espera por um transplante de córnea tem aumentado significativamente ao longo dos anos. Entretanto, em 2023, houve um aumento no número de transplantes realizados no país: Entre janeiro e setembro, foram realizados 6.766 transplantes de córnea, em comparação com 6.055 no mesmo período do ano anterior. No mesmo período, o total de cirurgias de transplante de córnea em 2022 e 2023 foram, respectivamente 10544 e 11.932.
Embora a maioria das doações de órgãos seja contraindicada para pacientes com malignidades de órgãos sólidos, as córneas são um dos tecidos que pacientes com a maioria dos cânceres podem doar, excluindo-se as malignidades hematológicas e oculares. É importante garantir a exploração das percepções e discussões sobre doação nas unidades de cuidados paliativos possibilitando aumentar as taxas de doação.
Existem desafios, como a falta de conscientização em relação à possibilidade de doação por parte de famílias e pacientes em centros de cuidados paliativos É necessário trabalhar para incentivar e facilitar essas conversas, visando aumentar o potencial de doação de córneas.

Considerações finais

Destaca-se a importância das percepções e discussões sobre doação de órgãos em unidades de CP. Durante a internação de A.C., sua família expressou desejo profundo pela possibilidade de doação, enxergando nisso oportunidade para modificar positivamente outras vidas. Este contexto demonstra a necessidade de explorar e facilitar discussões incluindo doação de órgãos no contexto de CP. Esta atitude pode não só viabilizar a realização dos desejos das famílias enlutadas, mas também atenuar seu sofrimento emocional e contribuir para o aumento do potencial de doação de órgãos.

Palavras Chave

Doação de córnea; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo - Brasil

Autores

GIULIANA DE OLIVEIRA SANTANA, TAINARA EMANUELLA COSTA GOMES, AFONSO XAVIER GOMES SILVA, RICARDO TAVARES DE CARVALHO