X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO DE UM SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS DE EXCELENCIA POR MEIO DA METODOLOGIA LEAN SIX SIGMA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O cenário desafiador para oferecer cuidado de excelência de forma integral e centrada na pessoa exige inovação. Quando se trata deste desafio, a ferramenta metodológica Lean Six Sigma (LSS) emerge como uma estratégia altamente eficaz para melhoria contínua, sendo crucial na solução dos problemas relacionados aos processos de trabalho. A aplicação combinada da metodologia Lean e do gerenciamento Six Sigma proporciona de maneira sistemática, abrangente e eficaz condições para alcançar resultados superiores não apenas no ambiente industrial onde teve origem, mas também nos serviços de saúde. Sua flexibilidade de aplicação resulta em processos ágeis com foco em alta qualidade, promovendo maior satisfação dos usuários.

Objetivo e Método

Relatar a experiência do uso da estratégia metodológica LSS na reestruturação do serviço de Cuidados Paliativos (CP). Métodos: Trata-se de um relato de experiência a partir da reestruturação do serviço de CP em um Hospital Público oncológico de grande porte na capital paulista, através da implementação do LSS. Os principais problemas identificados no diagnóstico situacional incluíram a chegada ao serviço em estágios avançados de doenças (57% dos pacientes metastáticos, tornando questionáveis a indicação e benefícios das terapias modificadores da doença) avaliação tardia pela equipe especializada em CP, dificuldades no compartilhamento de informações sobre diretrizes de cuidados e uso inadequado de medidas sustentadoras de vida.

Resultados

As intervenções específicas para as fragilidade resultaram em uma melhoria contínua significativa, incluindo uma economia anual surpreendente de 3,21 milhões de reais devido a realocação adequada de recursos, como a utilização criteriosa de tecnologias de alto custo, reduzindo estadias em UTIs, exames desnecessários e cuidados pautados em conforto e controle de sintomas em casos de esgotamento de propostas terapêuticas curativas ou para controle. Medidas como a introdução de fluxos de trabalho garantiram a presença de um enfermeiro especializado em CP prioritariamente nas primeiras 24 horas de internação, facilitando a avaliação precoce do médico especialista e o planejamento adequado dos cuidados, melhorando a comunicação por meio de registro das diretivas antecipadas de vontade em prontuário eletrônico além do estabelecimento de um fluxo para reavaliação do paciente 72 horas após a instituição de medidas invasivas.

Conclusão/Considerações finais

A aplicação da metodologia Lean six sigma é uma forte aliada para estruturação de serviços de saúde.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Lean Six Sigma; Serviço de saúde

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Hospital Municipal Vila Santa Catarina - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA APARECIDA MACHADO, CAROLINE CORREA DE SOUZA, CARLA RAFAELA DE OLIVEIRA, CARINE DOS SANTOS SOUZA