X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CANCER DE PULMAO AVANÇADO: REVISAO DOS CUIDADOS PALIATIVOS ESCALONADOS E SEUS BENEFICIOS NA QUALIDADE DE VIDA

Introdução

O câncer de pulmão avançado requer uma abordagem multidisciplinar, incluindo terapias direcionadas, imunoterapia e cuidados paliativos. O modelo de cuidados paliativos escalonados é uma estratégia que busca otimizar o uso de recursos e oferecer cuidados centrados no paciente, ajustando a frequência das visitas de acordo com as necessidades clínicas e a qualidade de vida (em inglês, Quality of Life - QOL) dos pacientes.

Objetivo e Método

Objetivo: Objetiva-se revisar a eficácia do modelo de cuidados paliativos escalonados em pacientes com câncer de pulmão avançado, focado em sua capacidade de manter a QOL, enquanto otimiza-se a utilização dos recursos de cuidados paliativos.

Método: Esta revisão integrativa, realizada em agosto de 2024, examinou artigos sobre "cuidados paliativos escalonados" e "câncer de pulmão avançado" nas bases Scielo, PUBMED e Cochrane Library. Foram incluídos artigos completos, gratuitos, em inglês ou português, publicados entre 2004 e 2024. A pergunta orientadora foi "Qual é a eficácia do modelo de cuidados paliativos escalonados na manutenção da qualidade de vida em pacientes com câncer de pulmão avançado?". Após excluir artigos fora do escopo, duplicatas, revisões simples e relatos de casos, foram selecionados 3 dos 10 artigos encontrados para a revisão.

Resultados

O modelo de cuidados paliativos escalonados ajusta a frequência das visitas de acordo com as necessidades dos pacientes, começando com uma visita inicial e programando outras apenas em momentos críticos, como mudanças no tratamento ou hospitalizações. A QOL dos pacientes é monitorada a cada seis semanas usando a escala FACT-L (Functional Assessment of Cancer Therapy-Lung). Se houver uma diminuição de 10 pontos ou mais na QOL, os pacientes são escalonados para visitas de cuidados paliativos mais frequentes, a cada quatro semanas. Estudos mostram que pacientes submetidos a este regime tiveram um número significativamente menor de visitas de cuidados paliativos em comparação com aqueles no modelo de cuidados paliativos precoces, sem comprometimento da qualidade de vida. A pontuação média ajustada na escala FACT-L foi similar entre os dois grupos, indicando que a redução na frequência das visitas não afetou negativamente a QOL.

Conclusão/Considerações finais


O modelo de cuidados paliativos escalonados é eficiente para câncer de pulmão avançado, preservando a qualidade de vida e otimizando recursos. Contudo, um menor uso de cuidados de fim de vida indica necessidade de ajustes para melhor integração.

Referências

Post, Kathryn E., et al. “Study Protocol for a Randomised Trial Evaluating the Non-Inferiority of Stepped Palliative Care versus Early Integrated Palliative Care for Patients with Advanced Lung Cancer”. BMJ Open, vol. 12, no 2, fevereiro de 2022, p. e057591. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1136/bmjopen-2021-057591.
Temel, Jennifer S., et al. “Stepped Palliative Care for Patients With Advanced Lung Cancer: A Randomized Clinical Trial”. JAMA, vol. 332, no 6, agosto de 2024, p. 471. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1001/jama.2024.10398.
Temel, Jennifer S., et al. “Patient-Centered Palliative Care for Patients With Advanced Lung Cancer”. Journal of Clinical Oncology, vol. 40, no 6, fevereiro de 2022, p. 626–34. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1200/JCO.21.01710.

Palavras Chave

Câncer de Pulmão; Cuidados Paliativos Escalonados; Qualidade de Vida

Área

Modalidades de atendimento

Autores

ÍGOR GIORDAN DUARTE JORGE, ANTÔNIO JONAS MOURA MATOS, REBECA DE LIMA CAVALCANTE, LARISSE HOLANDA MARTINS, GABRIELA DUARTE DOS SANTOS, KELEN GOMES RIBEIRO