X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: CUIDADOS PALIATIVOS NOS IDOSOS ACOMETIDOS POR AVC: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Introdução

INTRODUÇÃO: Diante do aumento da expectativa de vida em face aos avanços médicos junto á crescente prevalência de doenças crônicas, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) se destaca como uma das doenças de maior prevalência entre os longevos. O AVC pode levar a sequelas graves e irreversíveis. Diante disso, a implementação de Cuidados Paliativos (CP) torna-se crucial para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, com foco na mitigação da dor e do sofrimento, destacando sua relevância no manejo de doenças crônicas e debilitantes.

Objetivo e Método

OBJETIVO: Analisar as publicações científicas sobre os Cuidados Paliativos nos idosos acometidos por AVC, oferecendo subsídios que direcionam o desenvolvimento de estudos para sanar as lacunas existentes nessa temática. MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo Revisão Integrativa, com a coleta de dados nas bases científicas: BVS, LILACS, MEDLINE e PUBMED. Durante a pesquisa não houve limitação do ano de publicação e foram utilizados os descritores: ''cuidados paliativos'', ''palliative care'', ''acidente vascular cerebral'', ''accidente cerebrovascular'', stroke, idoso, aged e anciano, junto aos operadores booleanos (AND e OR). De 42 artigos elegíveis, 13 atenderam aos critérios de inclusão: abordar os CP no AVC em idosos e ser nos idiomas português, inglês ou espanhol.

Resultados

RESULTADOS: A análise dos textos selecionados revelou que a introdução precoce de cuidados paliativos em idosos hospitalizados com AVC grave melhora a qualidade de vida, aumenta a sobrevida e reduz o tempo de internação. Identificou-se também uma lacuna na capacitação dos profissionais de saúde sobre os conceitos e princípios dos cuidados paliativos, bem como sobre o momento adequado para integrá-los ao cuidado de idosos com AVC em diferentes estágios. Observou-se maior adesão às Diretivas Antecipadas de Vontade entre idosos pós-AVC com maior nível de escolaridade e conhecimento prévio. A pesquisa também evidenciou a escassez de estudos sobre o tema, especialmente no Brasil.

Conclusão/Considerações finais

CONCLUSÃO: As evidências apontam para a necessidade de mais estudos sobre os cuidados paliativos em idosos com AVC e a capacitação dos profissionais da saúde sobre o tema, bem como atesta a importância da sua adoção no contexto do AVC em longevos.

Referências

REFERÊNCIAS: MARIA, P. et al. Prevalência e fatores associados ao acidente vascular cerebral em idosos no Brasil, 2019. 6 jun. 2023.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; AVC; Idoso

Área

Populações

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

MILENA SILVA AIRES LEAL, LUCIANA DE OLIVEIRA NEVES, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM