X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

OS EFEITOS DA PALHAÇOTERAPIA EM PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISAO SISTEMATICA

Introdução

Os palhaços terapeutas são profissionais interdisciplinares que utilizam a fantasia e a brincadeira para contribuir para o bem-estar de pacientes, familiares e profissionais de saúde, sendo vistos como terapia complementar em contextos diversos de saúde.

Objetivo e Método

O estudo objetiva avaliar os efeitos terapêuticos da palhaçoterapia em pacientes em cuidados paliativos, combinando diferentes recortes epidemiológicos, com foco no alívio do sofrimento emocional e físico.

Revisão sistemática de artigos disponíveis em bases de dados científicas, como PubMed e SciELO. Os critérios de inclusão foram estudos que abordam a palhaçoterapia em contextos de cuidados paliativos, usando métodos qualitativos e quantitativos. Foram selecionados 18 estudos publicados entre 2014 e 2024.

Resultados

No ambiente dos cuidados paliativos, além dos efeitos psicológicos e fisiológicos positivos observados nos pacientes, os achados evidenciam outros impactos sociais, como mediação, processamento da morte e favorecimento das relações sociais, além de melhora no clima organizacional do hospital. A morte e o luto são temas centrais dentro dos Cuidados Paliativos e é essencial que os serviços de saúde desenvolvam estratégias humanizadas para abordá-los.
Embora os efeitos positivos sejam verificados em todas as faixas etárias estudadas, incluindo pacientes em declínio cognitivo por demência, revisões sistemáticas apontam para as diferenças epidemiológicas. Nem todos os pacientes se beneficiam igualmente dessas técnicas, sendo importante observar sinais de recusa e variáveis relacionadas à evolução natural dos pacientes.
Dada a complexidade dos cuidados paliativos, as abordagens mais modernas defendem a formação padronizada de palhaços para essa intervenção, como um pré-requisito necessário para sua implementação institucional. Estudos adicionais são necessários para consolidar metodologias de palhaçoterapia, em termos de técnicas, frequência e outros aspectos relacionados a sua efetividade.

Conclusão/Considerações finais

O riso e o humor atendem a um dos principais objetivos dos cuidados paliativos: melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Os impactos positivos da palhaçoterapia nesse contexto, sobretudo na redução de sintomas físicos e psicológicos, estão consolidados em bases sólidas de dados. Estudos futuros tornam-se essenciais para construir recomendações detalhadas para a implementação de intervenções humorísticas em hospitais, ambulatórios e no ambiente domiciliar.

Referências

- Valdebenito Mac Farlane V. Integration of Healthcare Clowns into Pediatric Palliative Care: A Bridge Between Life and
Death. International Journal of Integrated Care, 2022; 22(4): 10, 1–8. DOI: https://doi.org/10.5334/ijic.6506
- Rousseau J, Cuervo-Lombardx CV. Le clown comme intervention thérapeutique auprès de personnes âgées : revue de la littérature [Clowning as a therapeutic intervention with the elderly: a literature review]. Geriatr Psychol Neuropsychiatr Vieil. 2022 Jun 1;20(2):248-255. French. doi: 10.1684/pnv.2022.1040. PMID: 35929390.
- Linge-Dahl L, Heintz S, Ruch W, Bley M, von Hirschhausen E, Radbruch L. Evaluation of a Study Protocol of the Application of Humor Interventions in Palliative Care Through a First Pilot Study. Palliat Med Rep. 2023 Sep 11;4(1):239-248. doi: 10.1089/pmr.2023.0014. PMID: 37732024; PMCID: PMC10507944.

Palavras Chave

palhaçoterapia; Cuidados Paliativos; efeitos terapêuticos

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE SERGIPE - Sergipe - Brasil

Autores

VALDIR ALVES DE SÁ JÚNIOR