X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

FONOAUDIOLOGICA EM CUIDADOS PALIATIVOS EM UTI E A SUA PRATICA NO BRASIL

Apresentação do caso

Os cuidados paliativos são uma abordagem compassiva e centrada no paciente que busca melhorar a qualidade de vida, proporcionando dignidade e respeito ao paciente e à sua família durante o curso de uma doença grave. O aumento da expectativa de vida exige uma atenção integral e interdisciplinar à saúde, inclusive no período de sua finitude priorizando medidas de conforto e bem-estar. No tocante a multidisciplinaridade, a inserção cada vez maior de fonoaudiólogos nos diversos campos de atuação em saúde tende a ampliar a qualidade de vida de seus usuários que se encontram em processo ativo de morte. O objetivo deste trabalho foi o de comparar a experiência fonoaudiológica prestada aos pacientes em cuidados paliativos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da cidade de Fortaleza, com o exercício da ciência fonoaudiológica em cuidados paliativos à luz das publicações a esta prática relacionadas.

Discussão

Para tanto, descrevemos a experiência fonoaudiológica em cuidados paliativos em UTI, de maio de 2022 a maio de 2024; realizamos levantamento de publicações nas bases de dados cientificamente reconhecidas, Lilacs e Scielo, com foco na atuação fonoaudiológica hospitalar em cuidados paliativos no Brasil. Em seguida, confrontamos os dados levantados no relato de experiência com os achados literários. Identificamos que em ambas, a ação fonoaudiológica foi voltada à comunicação e a disfagia de pacientes, evoluindo para a otimização de medidas de conforto frente aos sintomas e manifestações identificadas, sobretudo, em populações idosas. Dentre as ações deste relato de experiência que corroboraram com os achados publicados elencam-se: saciar o desejo de degustação de alimentos e o uso de pranchas de comunicação alternativa. Priorizar os estímulos sensoriais como ouvir músicas, realizar a escuta das vivências do paciente, estimular aos familiares a disponibilização de fotos e celebrar a vida através da comemoração do aniversário dos pacientes, não foram identificados em outros estudos.

Considerações finais

Acreditamos que com o aumento do interesse dos fonoaudiólogos paliativistas mais estudos evidenciem novas práticas resultando em benefícios à população assistida.

GOMES, Ana. Luiza. Zanbitone., & OTHERO, Marília. Bensi. Cuidados paliativos. Estudos Avançados, v. 30, n.88, p.155-166. 2016.
MOREIRA, Márcio José da Silva et al. Contribuições da Fonoaudiologia nos cuidados paliativos e no fim da vida. CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 32, n.4, p. e20190202, 2020.

Palavras Chave

Fim de vida Cuidados paliativos Fonoaudiologia

Área

Modalidades de atendimento

Autores

CARLA NATHALY BASILIO SOARES, DENIRE LOPES ARAGÃO, MIRELLA SAMPAIO GRADVOHL