Dados do Trabalho
Título
ABORDAGEM INTEGRADA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS JUNTO A UMA PACIENTE COM SINDROME ANTIFOSFOLIPIDE: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
A abordagem integrada nos cuidados paliativos junto ao paciente deve incluir a gestão de cuidados em suas condições agudas e crônicas, contando com suporte da equipe multidisciplinar para a adaptação contínua do plano de tratamento, sempre alinhado às necessidades em evolução do paciente (ARAÚJO ET AL, 2021).
Objetivo e Método
OBJETIVO: Descrever um relato de experiência considerando a vivência de profissionais da equipe especializada em cuidados paliativos no acompanhamento a uma paciente com síndrome antifosfolípide. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivido pela equipe multiprofissional da equipe de cuidados paliativos junto a uma paciente que se encontrava em uma unidade de enfermaria em um hospital público terciário na cidade de Fortaleza, Ce, Brasil. A abordagem de cuidados aconteceu no período de setembro de 2023 até agosto de 2024.
Resultados
A experiência vivida pelas profissionais de saúde da equipe de cuidados paliativos ocorreu junto a uma paciente que apresentava Síndrome Antifosfolípide. Inicialmente ela apresentava performance Status de 100%, e caiu para 50% devido complicações que afetaram sua capacidade de mobilidade, tendo parestesia em membros inferiores e baixa aceitação alimentar. Através do acompanhamento pela equipe dos cuidados paliativos teve colaboração da fisioterapia com exercícios cinético funcionais, que colaborou para melhora significativa e recuperação da sua condição funcional, conseguindo tomar banho, ir ao banheiro e deambular sem auxílio, evoluindo sua performace para 80%. A psicologia atuou também por meio de acolhimento, suportes psicológicos, escuta ativa, espaços para livre expressão de sentimentos, com vistas a proporcionar progresso em seus aspectos psicológicos.
Conclusão/Considerações finais
O acompanhamento contínuo, a avaliação e o suporte da equipe multidisciplinar foram essenciais para otimizar os resultados e proporcionar suporte efetivo a paciente em situação de adoecimento. A integração e abordagem dos cuidados paliativos atraves da reabilitação funcional e suporte psicológico, foram condições para o ajustamento do estado emocional que resultou em melhorias significativas na qualidade de vida da paciente, mesmo em cenários clínicos complexos e desafiadores.
Referências
DE ARAÚJO MARCIÃO, Lucas Gabriel et al. A importância da atenção Fisioterapêutica nos cuidados paliativos em pacientes com câncer. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e46310616042-e46310616042, 2021.
Palavras Chave
Equipe de assistência ao paciente; humanização da assistência; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Autores
LARISSY VIEIRA DE MIRANDA, LÍVIA LOPES CUSTÓDIO