Dados do Trabalho
Título
CRIAÇAO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA CONSCIENTIZAÇAO DO USO DA OXIGENOTERAPIA EM PACIENTES DE CUIDADOS PALIATIVOS DOMICILIARES: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio acima da concentração do ar ambiente e tem por objetivo corrigir hipoxemia promover a diminuição da sobrecarga cardiorrespiratória.
Pacientes em Cuidados Paliativos podem apresentar a necessidade da utilização da oxigenoterapia, associada ou não, ao suporte ventilatório, em casos como doenças oncológicas, doenças pulmonares obstrutivas, doenças neuromusculares.
A Saturação de Oxigênio (SPO2) avaliada pela oximetria de pulso deve ser o guia para a oferta do oxigênio, baseada nos respectivos quadros clínicos. Sabe-se que SPO2 alvo de pacientes não ventilados, sem risco de hipercapnia é de 92- 96%, admite-se ainda que a SPO2 alvo em pacientes não ventilados e com risco de hipercapnia é entre 88-92%.
A criação de um produto educacional com orientações para a utilização da oxigenoterapia, é uma proposta educativa que facilita o processo de ensino aprendizagem e conscientização da equipe multiprofissional.
Objetivo e Método
Relatar a experiência da criação de um produto educacional para conscientização do uso consciente do oxigênio.
Trata-se de um relato de experiência da construção de uma TAG para a utilização consciente da oxigenoterapia domiciliar em pacientes de cuidados paliativos. Foi criado um protótipo onde foram introduzidas informações na frente e no verso, acerca da SPO2 alvo de pacientes não ventilados com e sem risco de hipercapnia e as devidas orientações acerca da oxigenoterapia: manter oxigênio, aumentar ou reduzir fluxo, de acordo com a avaliação da SPO2. Inicialmente, o projeto foi apresentado ao diretor assistencial do home care e após aprovado, foram dadas orientações à equipe multiprofissional em relação ao uso. Os fisioterapeutas assistenciais, junto aos médicos, avaliaram as patologias e observaram qual a SPO2 alvo de cada paciente. Posteriormente, as TAG´s foram fixadas nos fluxômetros de oxigênio das casas dos pacientes e no mesmo momento, realizada orientações aos técnicos de enfermagem e familiares dos pacientes.
Resultados
Através de avaliação comportamental realizada por fisioterapeutas, percebeu-se uma redução na rotina do uso da oxigenoterapia desnecessária nos pacientes.
Conclusão/Considerações finais
Produto educacional auxilia na gestão assistencial, promove conhecimento e reduz riscos de iatrogenia relacionada a hiperóxia. É relevante a continuidade do ensino e seguir a pesquisa com estudos retrospectivos para a mensuração da quantidade de oxigênio utilizada antes e após a implantação do recurso, afim de avaliar sua eficácia.
Referências
VERA CRUZ DE OLIVEIRA CASTELLANO, M. et al. 2022 Brazilian Thoracic Association recommendations for long-term home oxygen therapy. Jornal brasileiro de pneumologia: publicacao oficial da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisilogia, v. 48, n. 5, p. e20220179, 2022.
Oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP). Jornal de Pneumologia, v. 26, n. 6, p. 341–350, nov. 2000.
SANTOS, A. A., WARREN, E.M.C. Método CTM3 Como Dispositivo de Ensino, Aprendizagem e Comunicação em
Produtos Educacionais In: Educação em saúde: trabalhando com produtos educacionais. Maceió: Editora
Hawking, 2020, p. 12-29. http://dx.doi.org/10.29327/522658
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Home Care; Atuação Fisioterapêutica
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Saúde e Suporte Home Care - Alagoas - Brasil
Autores
RAFAELA SOARES VANDERLEI, SANDRA ADRIANA ZIMPEL, LUCIANO JESUS REGO LOPES, TUANY LOURENÇO SANTOS CARCAVILLA, EDNA PEREIRA GOMES MORAIS, OSWALDO SILVA LIBERAL