X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

REUNIAO MULTIDISCIPLINAR EM CUIDADOS PALIATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE DO BRASIL

Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os cuidados paliativos (CP) são uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físico, psicossociais ou espirituais(PERIYAKOIL; CHARLES, 2023).
Para uma adequada prática desse cuidado, faz-se necessário a participação de uma equipe multiprofissional, que entenda o paciente como um ser físico, psíquico e social.
Em estudos sobre a demanda mundial de CP, reconhece-se que 80% do total estimado de pessoas com doenças ameaçadoras à vida têm acesso limitado até mesmo a intervenções básicas de CP, como controle de dor (JORDAN et al., 2020).

Objetivo e Método

Diante disso, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência das reuniões multidisplinar em cuidados paliativos de um Hospital Universitário.
O estudo foi desenvolvido entre os meses de abril a agosto de 2024, com o total de duas enfermeiras; quatro médicas paliativistas, uma assistente social, uma psicóloga, uma professora universitária e dois alunos de pós-graduação em enfermagem. Acrescentam-se ainda residentes de diversas especialidades que fazem rodízios mensalmente.
As discussões são feitas pela leitura do caso, opiniões da equipe, plano terapêutico traçado e visita a beira do leito e/ou reunião familiar (proposta programada).

Resultados

Foram beneficiados desse plano durante o período listado acima 156 pacientes. Das discussões/resoluções/desfechos podem ser destacados: reuniões familiares; alta para o domicílio com o programa melhor em casa; dieta de conforto; casa de cuidados; visita estendida; controle de sintomas, aromaterapia, retorno para o ambulatório e óbito.

Conclusão/Considerações finais

Portanto, durante o curso de uma doença ameaçadora a vida, pacientes e familiares, necessitam de cuidados paliativos, de acordo com a intensidade dos problemas que vão aparecendo. Ao longo da reunião multidisciplinar, o foco e os objetivos do cuidado vão se deslocando desde uma ênfase em tratamento modificador da doença até tratamentos exclusivamente paliativo. Esse cuidado precisa ser garantido ao paciente dentro e fora do hospital por meio do acesso durante a transferência, quando essa é necessária.

Referências

PERIYAKOIL, V. S.; CHARLES. Palliative Care Is Proven. v. 26, n. 1, p. 2–4, 1 jan. 2023.
JORDAN, R. I. et al. Duration of palliative care before death in international routine practice: a systematic review and meta-analysis. BMC Medicine, v. 18, 26 nov. 2020

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional; Abordagem multidisciplinar

Área

Outras áreas

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

RÉGIA CHRISTINA MOURA BARBOSA CASTRO, MARIA VANESSA TOMÉ BANDEIRA, CINARA FRANCO ABREU, MEIRE TASSIA DA CUNHA, ROBERTA COSTA AQUINO DE ALCANTARA, AMÁLIA CLÁUDIA FACUNDO DE BRITO