X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO COM DESFECHO EXITOSO EM PACIENTE COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA NA ASSISTENCIA DOMICILIAR

Apresentação do caso

Paciente, 64 anos, sexo masculino, previamente hígido. Há cinco anos começou a apresentar perda ponderal, cansaço aos médios esforços, queda da própria altura e perda de força e massa muscular. Evoluiu com piora do estado geral, sendo intubado por insuficiência respiratória e traqueostomizado por falha na tentativa de desmame da ventilação mecânica. Em uma das internações foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) pela história clínica e exames complementares. Diante de uma doença ameaçadora à vida, a equipe de Cuidados Paliativos (CP) do hospital de origem juntamente com o paciente, construiu o plano de cuidados e as suas diretivas antecipadas de vontade (DAV), na presença da família. Após estabilização, foi encaminhado a outra instituição, onde fez a transição hospital-domicílio, passando a ser acompanhado pela equipe multidisciplinar do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD).

Discussão

A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva e sem tratamento curativo1. Desse modo, faz-se necessário oferecer aos pacientes um adequado suporte, incluindo os CP2. A assistência domiciliar contínua de pacientes com ELA possibilita a aplicação dos princípios norteadores dos CP, incluindo a autonomia do paciente, assim como a definição e o estabelecimento das DAV. Neste relato de caso, o paciente manteve uma linearidade e concordância nas suas diretivas desde a sua primeira abordagem. Diante de todas as suas determinações, ficou evidente que o marco de finitude seria a perda da capacidade de alimentação por via oral.

Considerações finais

A partir da impossibilidade de alimentação oral, o paciente continuou sendo assistido pela equipe e teve os seus sintomas controlados por medicações, via hipodermóclise. Os CP aplicados no caso relatado possibilitou a preservação da autonomia do paciente quanto às decisões do seu plano de cuidados.
Referências:
1. Torezoni CLM, Andrade LC. Aspectos clínicos e farmacológicos da Esclerose Lateral Amiotrófica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação [Internet]. 2022 [cited 2024 Ago 30]; 8(3):1214-1230. Available from: https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4695
2. Orsini M, Santanna M, Freitas MR, Trajano E, Lopes ML, Oliveira AB, Teixeira S, Nader S, Souza N, Bastos VH. Therapeutic Exercise in Amyotrophic Lateral Sclerosis: What do we Expect from Anabolism Versus Catabolism? [Internet]. Neurology (Ecronion). 2017. 6(1):24-25.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Esclerose Lateral Amiotrófica; assistencia domiciliar

Área

Outras áreas

Autores

ROSELENE SOARES DE OLIVEIRA, CONSTANCY ROLDAN TAVARES, BRUNO LIMAVERDE VILAR LOBO, MARIA CONCEBIDA NUNES UCHOA CABRAL, MARIA JOZÉLIA DOS SANTOS BESERRA DA SILVA, SABRINA DE CASTRO DANTAS GUERRA DE LA VIA