X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICO SITUACIONAL DO ATENDIMENTO AMBULATORIAL: ANALISE SWOT EM UM SERVIÇO PRIVADO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

O Cuidado Paliativo (CP) pode reduzir a distanásia e contribuir para o uso eficiente e otimizado dos recursos de saúde. A modalidade ambulatorial proporciona o atendimento precoce, e é indicada para indivíduos com a autonomia preservada. Para que o CP ambulatorial seja prestado de forma eficiente, precisam ser superadas inúmeras barreiras financeiras, políticas e profissionais. Dessa forma, a aplicação da ferramenta SWOT, auxilia no diagnóstico situacional do ambulatório, buscando realizar melhorias no acesso e direcionamento dos pacientes.

Objetivo e Método

Descrever a matriz SWOT do atendimento ambulatorial em um serviço privado de cuidados paliativos. Trata-se de um relato de experiência de uma equipe multiprofissional em CP de uma operadora de saúde do interior do Paraná. A ferramenta SWOT, é um instrumento que permite a definição de objetivos e estratégias para a organização de melhorias. As letras SWOT, referem-se à Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Para o diagnóstico situacional do ambulatório, foi construída a matriz SWOT para a modalidade de atendimento.

Resultados

Os pontos fortes do ambulatório, são a possibilidade da admissão precoce, proporcionando o fortalecimento do vínculo com a equipe, privacidade nas consultas, e o acompanhamento de forma horizontal. Os pontos fracos, são a dificuldade na integração entre as especialidades e no planejamento de cuidados do indivíduo funcional, baixa resolutividade dos casos mais graves e o absenteísmo nas consultas. As oportunidades, são o tempo para construção de diretivas antecipadas de vontade, a fidelização do paciente, o atendimento fora dos momentos de crise, e a prevenção de sintomas. As ameaças identificadas, são a dificuldade do encaminhamento para o atendimento, não cumprimento do plano terapêutico e a dificuldade de abordagem e visualização de piora do quadro de saúde.

Conclusão/Considerações finais

O ambulatório de CP é uma modalidade recente, com grande potencial. O diagnóstico situacional, propiciou o desenvolvimento de um plano de ação pautado nos pontos fortes e ameaças, otimizando o serviço e melhorando a captação de pacientes e resolutividade dos casos.

Referências

LAMEIRÃO, M.V., CARIELL, T.F., RODRIGUES, R.R.D.R., Aplicação da matriz SWOT em uma equipe da estratégia de saúde da família. Cadernos ESP. 2020. n. 14 v.1. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/222/201

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Gestão em Saúde; Enfermagem

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Unimed Paranavaí - Paraná - Brasil

Autores

LAURA RAZENTE GRESPAN, DAISY OLIVEIRA POLLON JUNQUEIRA BORDIN, DAYSA DA SILVA PALMEIRA, MAIKEL LUIS ROJAS DA SILVA, DIANA CAROLINA SALCEDO GARAY, DANILO DE SANTI TESSAROLLO