Dados do Trabalho
Título
A IMPORTANCIA DA DIETA DE CONFORTO PARA PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS: UM ESTUDO DE CASO
Apresentação do caso
Paciente R.C.M, 62 anos, sexo masculino, branco, natural de Belém do Pará, casado, 2 filhos. Apresenta câncer de cólon estágio IV, carcinomatose peritoneal e metástase hepática, com insuficiência renal aguda sem indicação de hemodiálise. Já realizou retossigmoidectomia, colorretoanastomose e protocolo FLOX (Oxaliplatina + 5-FU). Foi admitido no Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia com dor descompensada, em regular estado geral, abdome ascítico, lesão tumoral na região umbilical, anúrico há 5 dias, apresentando episódios de confusão mental. Após avaliação da clínica médica, paciente foi repassado para os cuidados paliativos exclusivos devido evidência clínica de progressão de doença, queda de performance e disfunção renal grave.
Discussão
Ao decorrer da internação, o paciente cursava com êmese intensa e frequente, optou-se pela passagem de sonda aberta, com débito fecaloide. Além disso, devido quadro clínico, iniciou-se o manejo álgico, associado a isso, a conduta dietoterápica objetivava o alívio da sintomatologia e tolerância do paciente, ajustando-se nas diversas fases em que o paciente perpassou. Utilizou-se de estratégias como a dieta de conforto, buscando ofertar alimentos que traziam conforto, acessando memórias afetivas e auxiliava nesse processo.
Considerações finais
Evidenciamos que a alimentação apresenta-se como um fator simbólico, que conecta emoções e memórias, se fez necessário elaboração de um plano de cuidados de alimentação individualizado para este paciente proporcionando adequações alimentares tais como a alteração da textura, temperatura, volume e densidade da comida, além de considerar seus alimentos preferidos, que lhe proporcionaram conforto emocional. Após várias tentativas de ajuste de medicação para dor via oral, o paciente veio a óbito.
CAMARGO, N. R. P. de; SANTOS, R. de S.; COSTA, M. F. Dieta de Conforto em Cuidados Paliativos Oncológicos: Reflexões sobre os Sentidos de Conforto da Comida. Revista Brasileira de Cancerologia, [S. l.], v. 69, n. 2, p. e–153828, 2023. DOI: 10.32635/2176-9745.RBC.2023v69n2.3828. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3828. Acesso em: 17 ago. 2024.
Palavras Chave
controle de sintomas; Cuidados Paliativos; Dieta de conforto
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
SOFIA YURIE RIBEIRO ISHIGAKI, ALYNE FRANÇA DA SILVA, BRUNA MACEDO LOPES, LORENA MODESTO DA SILVA, JUCICLEIDE RODRIGUES FARIAS