X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO E DE ATENDIMENTO DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL REGIONAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SAO PAULO.

Introdução

Introdução: A medicina vem evoluindo, proporcionando um melhor cuidado às pessoas, principalmente no que se refere à prevenção de doenças e complicações. Desta forma, observa-se aumento da sobrevida e envelhecimento populacional, necessitando de modalidades especializadas visando melhora na qualidade de vida. Neste contexto, os Cuidados Paliativos tem como um de seus princípios melhorar a qualidade de vida do paciente e familiares, atuando em todos os tipos de sofrimento, através da atuação de equipe multiprofissional.

Objetivo e Método

Objetivo: Identificar o perfil clínico e de atendimento de pacientes em cuidados paliativos das diversas especialidades em um Hospital Regional no interior do Estado de São Paulo. Método: Estudo observacional, retrospectivo, com coleta de dados do período de junho de 2021 a junho de 2024. Realizada análise de prontuários de pacientes adultos, elegíveis aos cuidados paliativos, internados nos setores: enfermaria médica e cirúrgica, pronto socorro e Unidade de Terapia Intensiva. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, diagnóstico especialidade médica, escala de performance paliativa, tempo de internação, sintomas prevalentes, desfecho e profissionais que mais prestaram assistência aos pacientes.

Resultados

Resultados: Foram analisados 435 prontuários, onde a idade média foi: 66 anos, sendo 60% da amostra do sexo masculino, e neurocirurgia a especialidade médica mais prevalente (32,4%), seguida da cardiologia (21,6%) Referente à escala de mobilidade, as pontuações prevalentes foram:10 em 60% e 20 (20,7%). O tempo médio de internação foi 43 dias, e os sintomas mais presentes:dispneia 39% e dor em 34,9%.Como desfecho 65,5% foram à óbito, e 32,4% tiveram alta.A equipe que mais presente na assistência foi: fisioterapia (28%), seguida de médica (27,8%) e enfermagem 24,6%.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: Através dos dados obtidos é possível identificar e direcionar as equipes envolvidas na assistência e caso necessidade, realizar treinamento contribuindo para assistência dos pacientes.

Referências

Hernández-Zambrano SM et al. Interprofessional interventions and factors that improve end-of-life care in intensive care units: An integrative review. Enferm Intensiva. 2024 Jun 22:S2529-9840(23)00069-1.
Torquato ACCS, Torquato LPC dos S, Santos TOC dos. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes em cuidados paliativos atendidos em um serviço de urgência geral. Medicina (Ribeirão Preto). 2022

Palavras Chave

Avaliação de perfil de pacientes em cuidados paliativos

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Hospital Regional de Sorocaba Dr Adib Domingos Jatene - São Paulo - Brasil

Autores

DANIELE DE AGUIAR GALAVOTI