Dados do Trabalho
Título
SESSOES CLINICAS DE CUIDADOS PALIATIVOS: UMA ESTRATEGIA DE ENSINO DE COMPETENCIAS GERAIS PARA EQUIPES MULTIDISCIPLINARES EM HOSPITAL UNIVERSITARIO DO PARA
Apresentação do caso
Relato de experiência do uso de sessões clínicas para discussão de casos em equipes multidisciplinares como estratégia de ensino de competências em cuidados paliativos (CP) realizadas por Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos em hospital universitário de Belém. O serviço estabeleceu com apoio da gestão ação educativa por meio de discussão de casos complexos assistidos por equipes das diversas especialidades do hospital com finalidade de desenvolver raciocínio clinico e favorecer tomada de decisão em CP por equipes sem a formação específica, contribuindo para enfrentamento das dificuldades apresentadas no cuidado a pacientes e familiares internados com critérios para receberem CP.
Discussão
O Projeto iniciou em 2022, envolvendo as referências do hospital: Geriatria, Pneumologia, Endocrinologia, Infectologia e a Oncologia. A cada encontro a equipe de uma unidade clínica apresenta um caso, seguindo as recomendações definidas pela equipe especialista do SCPO. As recomendações possuem como objetivo fomentar a participação interprofissional e colaborar com o aprendizado e raciocínio clínico em CP. Os itens essenciais para a discussão do caso são: Biografia do paciente com aspectos físicos, psicossociais e espirituais; evolução clínica; principais dificuldades no manejo da comunicação, controle de sintomas, trabalho em equipe, suporte à família e dilemas éticos. As discussões ocorrem mediadas pela equipe especialista e coletivamente elaboram o planejamento de cuidados atualizado para um desfecho mais apropriado ao cuidado do paciente. Foram realizadas 20 sessões clínicas; participaram 361profissionais de saúde entre servidores, residentes e estudantes de graduação. As equipes utilizaram bem os critérios de elegibilidade de CP. As principais discussões que necessitaram de orientações especializadas foram: Trabalho em equipe interprofissional ainda fragmentado; Prognóstico e suspensão de medidas de suporte invasivas; Desospitalização; Luto da equipe de saúde mediante os óbitos. A estratégia de ensino foi fundamentada em três teorias da educação: Aprendizagem Significativa, com a busca de sentido na prática, que valorizou o aprender fazendo da Teria Construcionista, e por fim sustentou-se na Pedagogia Freiriana da Autonomia, onde o processo de aprendizagem tem o foco no conhecimento compartilhado.
Considerações finais
CP é prioridade na formação de profissionais de saúde e estratégias de ensino com uso de metodologias ativas têm se mostrado de grande valor para a aquisição de competências.
Palavras Chave
Ensino; Competências; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Instituições
Hospital Universitário João de Barros Barreto - Pará - Brasil
Autores
SIMONE DOS SANTOS ABRAAO PAMPOLHA, CINTHIA DA COSTA CASTRO, LAIANE MORAES DIAS, DERY JANE VIEIRA DE SOUSA, LENA DO SOCORRO DE FARIAS ROCHA MIRANDA, MARIO HUGO NASCIMENTO FACHARDO