Dados do Trabalho
Título
MEUS DESEJOS: DANDO VOZ A IDOSAS INTITUCIONALIZADAS ATRAVES DAS DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE
Introdução
Em se falando de Cuidados Paliativos, as Diretivas Antecipadas de Vontade permitem que indivíduos especifiquem suas preferências de tratamento para o futuro, aumentando as chances de que seus desejos sejam respeitados mesmo em situações de incapacidade. Dessa forma, as diretivas facilitam a tomada de decisões para médicos e familiares, promovendo um atendimento mais humanizado e respeitoso.
Objetivo e Método
Entender preferências e valores das idosas lucidas da maior instituição de longa permanecia do Rio Grande do Sul através das realizações das diretivas antecipadas de vontade.
Através da análise do exame de Mini Estado Mental de todas as assistidas da Instituição de Longa Permanência para Idosas (126 idosas) foram selecionadas aquelas que não apresentavam déficit cognitivo (24). Após foi proposta a cada uma a realização das diretivas antecipadas de vontade, utilizando uma entrevista adaptada do aplicativo “minhas vontades” da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Dentre os questionamentos estavam os seguintes: “O que é mais importante para você no final de vida?” “Gostaria de saber sobre a sua doença?” “Em que lugar prefere ser cuidada durante o seu final de vida?”
Resultados
Houve uma clara prevalência (79,17%) do valor atribuído à família, como o que mais importa no final de vida, indicando este como o elemento mais significativo em suas vidas. A expressiva maioria das entrevistadas, representando 92% do total, indicou um desejo de estar ciente e informada sobre sua condição de saúde. Expressivamente, 75% das entrevistadas manifestaram uma clara preferência por permanecer na Instituição de Longa Permanência para Idosos durante o processo de morte.
Conclusão/Considerações finais
A personalização dos cuidados paliativos de acordo com os desejos individuais é fundamental para garantir que sejam respeitados, mesmo em fases avançadas da doença. A Diretivas Antecipadas de Vontade visa assegurar que as decisões sobre o tratamento reflitam os valores e preferências dos pacientes, proporcionando um fim de vida mais digno.
Referências
SILVEIRA MD MA MPH, M. Advance care planning and advance directives. Em UpToDate. (Acesso em 24 de agosto de 2024).
TOCZEK-WASIAK, A.; WASIAK, W.; DZIERŻANOWSKI, T. Advance care planning. Medycyna Paliatywna, v. 14, n. 4, p. 168–172, 2022.
COGO, S. B.; LUNARDI, V. L. Diretivas antecipadas de vontade aos doentes terminais: revisão integrativa. Revista brasileira de enfermagem, v. 68, n. 3, p. 524–534, 2015.
Palavras Chave
Pessoa idosa institucionalizada; Cuidados Paliativos; Diretivas Antecipadas de vontade
Área
Populações
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Rio Grande do Sul - Brasil, UNIVERSIDADE FRANCISCANA - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
KELLY CARVALHO SILVEIRA GONÇALVES, CAROLLYNA SCHERER BRUM, BEATRIZ PASSINHO HEINLE, ARIEL TAINÁ DALLA VECHIA, LAURA KELLY ROSSI DA MOTTA