Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO QUALITATIVA DO IMPACTO DA PSICOEDUCAÇAO EM CUIDADOS PALIATIVOS NA UTI NEONATAL E PEDIATRICA EM UM HOSPITAL NO SUL DE MINAS GERAIS
Introdução
O Cuidado Paliativo caracteriza uma abordagem multidisciplinar que visa bem-estar e qualidade de vida ao paciente diante de uma doença que ameace a vida, além do amparo oferecido à família. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 40 milhões de pessoas precisam de Cuidados Paliativos (CP) por ano, porém apenas 14% recebem o devido acolhimento. Considerando o contexto de UTI neonatal e pediátrica, é de suma importância a atuação da equipe de psicologia, visando um primeiro debate e esclarecimento da condição crônica do paciente e uma melhor relação da criança com seus familiares.
Objetivo e Método
Avaliar o impacto da psicoeducação em cuidados paliativos na UTI neonatal e pediátrica no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), com o intuito de graduar o número de solicitações de avaliações dos CP após a intervenção psicológica e o impacto na vida dos profissionais e familiares. Foram entrevistados 13 profissionais da equipe da UTI neo e 8 da UTI pediátrica, sendo 6 médicos, 4 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 5 fisioterapeutas. Para coleta de dados, foi utilizado um roteiro semi-estruturado constituído de três perguntas abertas e foi realizada uma abordagem qualitativa com delineamento transversal derivado da análise do discurso do sujeito coletivo.
Resultados
As diretrizes metodológicas do Discurso do Sujeito Coletivo foram utilizadas para a seleção das ideias centrais e das expressões-chave correspondentes, a partir das quais foram extraídos os discursos dos profissionais quanto aos temas: “Como era o cuidado paliativo antes da Psicoeducação”; “Como foi a aceitação pelos familiares e pela própria equipe da UTI após a psicoeducação” e “Como se enxerga hoje os Cuidados Paliativos dentro da UTI”.
Conclusão/Considerações finais
O presente estudo mostra a relevância da implementação da psicoeducação, visto que melhora efetivamente a aceitação dos cuidados paliativos entre os profissionais e familiares, contribuindo para uma maior compreensão e garantindo manejo mais humanizado das necessidades do paciente.
Referências
DE SOUSA, Ednan Cardoso et al. Cuidados paliativos: Importância da assistência à saúde ao paciente em fase terminal. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 5, p. 12258-12266, 2020.
MACIEL, Maria Goretti Sales. Definições e princípios. Cuidado paliativo, v. 15, 2008.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; UTI Neonatal; UTI Pediátrica
Área
Outras áreas
Autores
PALOMA SANTOS DE BRITTO, PAULA BARROS ANGELO, GABRIELA CRISTINA PEREIRA MOREIRA, MARIA LUIZA RENNÓ MOREIRA BALDASSARIS, INDIANARA DE ALMEIDA MORAES REIS