X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

NAVEGAÇAO EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA ATUAÇAO COM GRANDES POSSIBILIDADES

Introdução

Cuidados paliativos são os cuidados ativos e totais oferecidos ao paciente e sua família, visando otimizar a qualidade de vida e reduzir o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual diante de doenças graves e que ameaçam a vida. Requer uma identificação precoce, avaliação impecável e o tratamento da dor e demais sintomas. A navegação do paciente em cuidados paliativos requer um enfermeiro especializado na área e capacitado para identificar os sintomas e demandas das diversas dimensões de cuidado do paciente, familiares e cuidadores, a fim de realizar orientações, discussões e direcionamentos junto à equipe interdisciplinar. Cabe ao enfermeiro auxiliar no processo de tomada de decisões, planejamento de cuidados e educação em saúde, validando o empoderamento e autonomia do indivíduo.

Objetivo e Método

Objetivo: Compreender as possibilidades de atuação da navegação de enfermagem em cuidados paliativos. Método: Foi realizada uma revisão de literatura, nas principais bases de dados, utilizando os descritores navegação, cuidados paliativos e enfermagem. Foram incluídos artigos em português, espanhol e inglês, dos últimos 10 anos.

Resultados

Preencheram os critérios de inclusão 36 artigos, sendo 70% deles relacionados a pacientes oncológicos. Percebemos que desde o momento da descoberta do diagnóstico, diversos sentimentos e diferentes necessidades passam a fazer parte do dia a dia do paciente e de seus familiares. Nesta fase, o desconhecimento dos direitos, falta de suporte e orientação, ou até mesmo sentimento de desesperança, angústia e inversão de prioridades, podem dar espaço a descontinuidade do tratamento. O acompanhamento com o enfermeiro de navegação mostra-se como uma estratégia fundamental em relação a comunicação com o ambiente de saúde, visando melhor adesão ao acompanhamento, educação e tratamento. A frequência do contato deve ser individualizada de acordo com o quadro clínico e demandas do paciente/família. Esse planejamento pode ser reestruturado, quantas vezes forem necessárias, de acordo com as mudanças que acontecem com a evolução natural da doença e novas demandas apresentadas.

Conclusão/Considerações finais

As pesquisas evidenciaram melhores resultados clínicos no paciente com câncer através da navegação pelo enfermeiro ao longo de todo seu tratamento de saúde, porém o tema de navegação em pacientes com outros diagnósticos indicativos de acompanhamento com cuidados paliativos mostra-se como uma área ainda pouco explorada, com grande oportunidade de pesquisa, desenvolvimento e investimento.

Referências

1. Pereira EAL, Reys KZ .Conceitos e princípios. In: Castilho RK (org). Manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). 3.ed Rio de Janeiro: Atheneu; 2021.
2. Pautasso FF, Zelmanowicz AM, Flores CD, Caregnato RCA. Atuação do Nurse Navigator: revisão integrativa. Rev Gaucha de Enferm. 2018;39:e2017-0102.
3. Soto‐Perez‐de‐Celis E, et al. Patient Navigation to Improve Early Access to Supportive Care for Patients with Advanced Cancer in Resource‐Limited Settings: A Randomized Controlled Trial. Oncologist. 2021 Feb; 26(2): 157–164.
4. Fink RM, Kline DM, Siler S, Fisher SM. Apoyo con Cariño: A Qualitative Analysis of a Palliative Care-Focused Lay Patient Navigation Intervention for Hispanics With Advanced Cancer.J Hosp Palliat Nurs ; 22(4): 335-346, 2020 08.
5. Firmino F, Trotte LAC, Silva RS. Competências da(o) enfermeira (o) especialista em cuidados paliativos no Brasil. 1.ed. São Paulo: Academia Nacional de Cuidados Paliativos, 2022.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Enfermagem; navegação

Área

Modalidades de atendimento

Autores

CLARA MARIA CONDE ANTUNES, MARISA CHEROBIM DIAS, ANDRESSA YURI ARAKAKI