Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS NA FORMAÇAO MEDICA: EXPLORANDO O IMPACTO NO ENSINO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL
Introdução
O ensino de Cuidados Paliativos no Brasil é restrito, dificultando a formação médica conforme as diretrizes internacionais e nacionais. Um estudo de 2021 revelou que apenas 14% das escolas médicas brasileiras oferecem uma disciplina específica sobre Cuidados Paliativos.
Objetivo e Método
Avaliar se estudantes de medicina de uma universidade particular do centro do estado do Rio Grande do Sul, que oferece a disciplina optativa de Cuidados Paliativos, receberam uma formação básica sobre cuidados paliativos.
Realizou-se um estudo transversal com 137 estudantes de uma faculdade de medicina, matriculados do quinto ao oitavo semestre (87.8%). Foi aplicado um questionário para avaliar se os estudantes consideram que a comunicação de más notícias é uma responsabilidade do médico, se acreditam que o paciente já tem consciência da gravidade de sua condição antes de ser informado e se pode ocorrer piora clínica após a notificação. O questionário também investigou se os alunos se sentem preparados para lidar com a morte dos pacientes e foram convidados a se colocar no lugar de um paciente com câncer avançado, expressando sua preferência sobre ressuscitação em caso de parada cardiorrespiratória. Finalmente, foram apresentados casos clínicos de pacientes terminais para avaliar suas condutas em relação às práticas de distanásia.
Resultados
A partir de suas respostas, foi constatado que a maioria dos estudantes entrevistados reconhecem que a responsabilidade de comunicar más notícias cabe ao médico (90%) ; acreditam que o paciente desconhece a gravidade de sua condição antes de ser informado (70%) ; que a saúde do paciente pode piorar após receber a notícia (52.4%); não se sentem preparados para lidar com a morte de seus pacientes (66%); são contrários às práticas de distanásia em relação a sua própria vida ( 69%) bem como de seus pacientes ( 66%).
Conclusão/Considerações finais
Os estudantes demonstraram ter adquirido conhecimento em Cuidados Paliativos durante a formação teórica, evidenciando o impacto positivo da inclusão da disciplina no currículo. No entanto, ainda há lacunas no aprendizado, indicando a necessidade de fortalecer essa formação para garantir uma assistência mais adequada no futuro.
Referências
CASTRO, A. A.; TAQUETTE, S. R.; MARQUES, N. I. Cuidados paliativos: inserção do ensino nas escolas médicas do Brasil. Revista brasileira de educação medica, v. 45, n. 2, 2021.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Faculdades de Medicina; morte
Área
Outras áreas
Autores
KELLY CARVALHO SILVEIRA GONÇALVES, ARIEL TAINÁ DALLA VECCHIA, BEATRIZ PASSINHO HEINLE, CAROLLYNA SCHERER BRUM, LAURA ROSSI DA MOTTA