Dados do Trabalho
Título
EXPLORANDO USO DA TELEMEDICINA EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISAO SISTEMATICA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Introdução
Introdução: Os Cuidados Paliativos podem ser definidos como uma abordagem direcionada para aqueles que enfrentam doenças crônicas graves e ameaçadoras à vida (Who, 2018). Diante disso, a telemedicina vem sendo amplamente explorada como um instrumento útil para o acompanhamento de pacientes em tratamento paliativo, podendo ser definida como uma ferramenta de tecnologia virtual de comunicação para o oferecimento de serviços de saúde (Hancock et al. 2019). Objetivo: sintetizar estudos relacionados aos desafios e possibilidades encontradas por pacientes em cuidados paliativos com o uso da telemedicina.
Objetivo e Método
Objetivo: sintetizar estudos relacionados aos desafios e possibilidades encontradas por pacientes em cuidados paliativos com o uso da telemedicina. Método: foram realizadas pesquisas independentes por duas autoras nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Scopus, Web Of Science e pubmed, utilizando descritores em Ciências da Saúde e o operador booleano “and” resultando na seguinte fórmula de pesquisa: “Palliative care and telemedicine and Patient Care Team”. Como critério de inclusão foram selecionados estudos qualitativos e quantitativos, integrais e gratuitos, publicados entre 2019 e 2024. Artigos de revisão sistemática, dissertações e teses foram excluídos.
Resultados
Resultados: dos 257 artigos identificados, 10 atenderam aos critérios de inclusão. Os Estados Unidos foi o país com maior número de estudos publicados na amostra [n=4]. Os resultados indicam que não existe um consenso em torno das vantagens e desvantagens do uso da telemedicina em Cuidados Paliativos, mas aspectos como a economia de tempo e aumento do número de consultas foram identificados em alguns estudos como elementos favoráveis ao seu uso. Por outro lado, dificuldades em lidar com a tecnologia têm se apresentado como um desafio diante da realização de teleatendimentos.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: diante dos achados, pudemos observar a relevância do uso da telemedicina no contexto dos Cuidados Paliativos, mas também identificamos a ausência de consenso sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização. Observamos que não existe um protocolo de adesão para a sua realização, fator que pode corroborar com as divergências identificadas nos estudos.
Referências
World Health Organization. (2018). Integrating palliative care and symptom relief into responses to humanitarian emergencies and crises: a WHO guide.
Hancock, S., Preston, N., Jones, H., & Gadoud, A. (2019). Telehealth in palliative care is being described but not evaluated: a systematic review. BMC palliative care, 18, 1-15.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Telemedicina; Cuidado
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
BRUNA RIBEIRO DA SILVA , CLAUDIA ROBERTA TORRES NUNES , KAROLAYNE NAYANNE MARTINS OLIVEIRA , MARIA GABRIELLA MADRUGA DE MACÊDO, FERNANDA LÚCIA NASCIMENTO FREIRE CAVALCANTE