X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇAO E MANEJO DOS PRINCIPAIS SINTOMAS EM PACIENTES COM CANCER AVANÇADO: ATUAÇAO DO ENFERMEIRO NAVEGADOR

Introdução

A navegação na enfermagem proporciona um cuidado integrado e individualizado. Além disso, atua diretamente no manejo dos sintomas, diminuindo barreiras e agravos para o paciente com câncer e seus familiares, em todas as fases da doença, melhorando a qualidade de vida.

Objetivo e Método

Identificar os principais sintomas e manejos em pacientes com câncer avançado, ressaltar a navegação de enfermagem nesse manejo. Estudo quantitativo, realizado de dezembro/23 e maio/2024, em um ambulatório de oncologia no sul do Brasil. Coletados dados sociodemográficos, clínicos, sintomas e de seu manejo, de 28 pacientes oncológicos em estadiamento IV, com idade superior a 18 anos, a partir de um instrumento elaborado pelos autores. A análise dos dados ocorreu através de estatística descritiva simples e o estudo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa de seres humanos, com o parecer nº 6.568.347.

Resultados

Dez participantes são do sexo feminino e 18 masculino, com idades entre 34 e 83 anos, em tratamento quimioterápico e/ou radioterápico para controle da doença e manejo de sintomas, acompanhados pela equipe de oncologia clínica. Desses, 75% possuem convênio de saúde e 25% proveem do Sistema Único de Saúde. Os principais sintomas foram: dor (79%), fadiga (71%), náuseas e neuropatia periférica (54%), ansiedade e diarreia (43%), constipação e alteração na concentração (32%), vômitos (28%), depressão e perda de peso (25%), dispneia e medo (14%), inapetência, radiodermite e neutropenia (11%). Para o manejo dos sintomas, 57% participantes anteciparam as consultas médicas, 36% possuíam o contato direto do médico, 32% foram ao pronto atendimento, 28% tinham receituário de medicação profilático, 28% internaram por agravos para o manejo de sintomas, e 14% ficaram sem manejo dos sintomas até contactar com a equipe de saúde.

Conclusão/Considerações finais

Embora os pacientes tenham buscado maneiras de suporte para realizar o manejo de sintomas, a navegação vem como uma estratégia, para identificar as barreiras biopsicossociais, atuar no manejo dos sintomas físicos junto à equipe, através do planejamento antecipado de cuidados, na busca de diminuir o sofrimento, possíveis agravos e gastos desnecessários, em tempo oportuno.

Referências

LIMA, M. E. R. F. de et al. Atuação do enfermeiro navegador no acolhimento ao paciente oncológico. Recima21, [S.L.], v. 2, n. 10, p. e210815, nov./2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i10.815. Acesso em: set./2023.

Área

Outras áreas

Autores

SILVIA FRANCINE SARTOR, ÉRICA APARECIDA MARTINS PIO, VANESSA DOS SANTOS MACEDO, NEN NALÚ ALVES DAS MERCÊS