X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A PRATICA DA ESPIRITUALIDADE EM PACIENTES EM SITUAÇAO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Apresentação do caso

Introdução: Os cuidados paliativos (CP) enfatizam a avaliação e o tratamento de sintomas físicos, psicossociais e espirituais, focando no alívio do sofrimento relacionado aos problemas de saúde (Mendes et al., 2023). A espiritualidade não necessariamente está relacionada à religião, mas pode ser entendida como a busca interior do significado da vida (Arrieira et al., 2018). Segundo Mendes et al. (2023), no estágio final de uma enfermidade grave, os cuidados são orientados, prioritariamente, aos sinais e sintomas físicos, assim as dimensões psicossociais e espirituais tornam-se, diversas vezes, subestimadas. Objetivo: analisar artigos científicos e discorrer a respeito da espiritualidade em pacientes que estão em situação de cuidados paliativos. Método: busca na base de dados “Scientific Eletronic Library Online” utilizando os descritores “espiritualidade” e “cuidados paliativos”. Foram excluídas teses, dissertações e revisões de literatura. Todos os artigos selecionados foram publicados entre os anos de 2018 e 2023.

Discussão

Resultados: A espiritualidade influencia o modo que os pacientes lidam com as enfermidades e com o contexto de CP podendo por isso ser incorporada ao cuidado em saúde e, consequentemente, sendo considerada como um recurso de grande importância no processo de enfrentamento do processo de morrer (Mendes et al., 2023). As práticas espirituais são consideradas como um aspecto significativo para a regulação emocional, podendo ser efetivas na redução dos graus de ansiedade e depressão de pacientes em CP, impactando na promoção qualidade de vida (Arrieira et al., 2018). Portanto, o suporte gerado por meio do aspecto da espiritualidade pode ter como impacto a motivação de pacientes que convivem com as situações angustiantes de CP (Brandes et al., 2023).

Considerações finais

Conclusão: Os textos analisados evidenciam a significância da espiritualidade enquanto um elemento que pode influenciar na qualidade de vida, bem como na presença de sintomas depressivos, de pacientes em cuidados paliativos. A espiritualidade também encontra-se relacionada com menor sofrimento e maior adaptação ao estado de saúde de tais pacientes, conforme os artigos citados. Portanto, conclui-se que práticas de fé compõem um ponto de apoio para o enfrentamento de condições de saúde para pacientes em situação de cuidados paliativos.

Palavras Chave

Espiritualidade; Qualidade de Vida; Cuidados Paliativos

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

VIVIAN DAMASCENO SILVA, LIBINY EDWIRGES ARAÚJO, VITÓRIA DA SILVA MENEZES