Dados do Trabalho
Título
PALHAÇOTERAPIA: INTERVENÇAO JUNTO A PACIENTES COM INSUFICIENCIA CARDIACA EM SOFRIMENTO PSIQUICO COM INDICAÇAO DE CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Introdução: A insuficiência cardíaca (IC), síndrome clínica que altera a função cardíaca, é uma das principais causas de morbimortalidade no país. Por se tratar de uma condição crônica e ameaçadora de vida, esses pacientes possuem indicação de cuidados paliativos (CP), definidos como ações e serviços que visam o alívio do sofrimento e demais sintomas advindos de doenças ou outras condições de saúde. Portanto, as intervenções junto a esse público, devem superar o cuidado tecnicista, de modo a ofertar um suporte bio-psico-social-espiritual. Considerando as fragilidades emocionais que permeiam o diagnóstico e seu manejo, a palhaçoterapia, recurso terapêutico que traz a ludicidade do riso associado à figura do palhaço, tem por objetivo minimizar o sofrimento psíquico dessa população.
Objetivo e Método
Objetivo: Promover uma estratégia de cuidado por meio da palhaçoterapia aos(as) usuários(as) com IC em indicação de CP que estão em sofrimento psíquico internados numa unidade de atenção terciária. Método: Intervenção lúdica e terapêutica, que contou com a participação de 15 usuários com IC que possuem indicação de CP. A ação foi proposta após as visitas multiprofissionais dos residentes, onde traçou-se um perfil de pacientes atendidos: população com indicação de CP com IC em sofrimento psíquico. Implementou-se a arte circense, trazendo a ludicidade do riso associado a imagem do palhaço, com roupas coloridas, fala risonha, cantigas e danças diante do contexto clínico e da fragilidade intrínseca a internação.
Resultados
Resultados: Notou-se a minimização da dor e do sofrimento, reconhecendo a essência do sorriso singelo e verdadeiro, como sinal de desprendimento, mesmo que repentino, da negatividade inerente a internação e contextos a ela associados, valorizando a subjetividade de cada sujeito, promovendo a humanização e a minimização de fatores estressores, além da possibilidade de escapismo da situação vivida.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: A ação de palhaçoterapia configurou-se como uma estratégia singularizada de grande relevância no contexto saúde-doença, impulsionando o processo de melhora de aspectos biopsicossociais.
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 3.681, de 7 de maio de 2024. Brasília, 2024.
DE SOUZA, Andressa Duarte et al. Percepções sobre o impacto de um projeto de palhaçaria hospitalar na humanização da atenção à saúde e na saúde mental dos envolvidos participantes. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 57–78, 2023.
Palavras Chave
palhaçoterapia; INSUFICIÊNCIA CARDÍACA; Cuidados Paliativos
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Ceará - Brasil
Autores
JANARA PINHEIRO LOPES, ANA BEATRIZ ALVES DA SILVA, IANCA RABELO MOREIRA MARTINS, JÚLIA BATISTA RODRIGUES, KAROLYNE CHAVES SANTIAGO, LIA PINHEIRO DE LIMA