Dados do Trabalho
Título
INCIDENCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM ACADEMICOS QUE ATUAM NA CLINICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANA
Apresentação do caso
A Síndrome de Burnout (SB) é definida como um conjunto de sintomas psicológicos que levam à exaustão física, mental e emocional. Esta síndrome está cada vez mais presente em estudantes do ensino superior, levando ao esgotamento acadêmico, o qual caracteriza-se como sentimento de fadiga mental devido às demandas do curso, em conjunto com a falta de dedicação e comprometimento do aluno. O objetivo desse estudo foi verificar a incidência da Síndrome de Burnout em acadêmicos que atuam na Clínica Escola de Fisioterapia. Consiste em um estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética sob o parecer 6.027.475. Foi aplicado o questionário Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS), projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em estudantes. O questionário é composto por 15 questões divididas em três subescalas: Exaustão Emocional (EE); Descrença (DE) e Eficácia Profissional (EP), alta pontuação para EE e DE e baixa pontuação para EP caracterizam uma propensão à síndrome. Cada item foi avaliado em escala Likert de 7 pontos, variando de 0 (nunca) a 6 (todos os dias). Foram recrutados 23 voluntários acadêmicos do quarto ano do curso de Fisioterapia, os quais realizavam atendimentos à população na Clínica Escola da instituição.
Discussão
Com base no critério tridimensional, o estudo verificou a propensão para a Síndrome de Burnout em 30,4% dos estudantes. Quanto às dimensões separadamente, a Exaustão Emocional apresentou-se mais evidente, em 78,2% dos voluntários, corroborando com os achados de Silva et al., (2022), (EE=47,5%), o qual mostrou que os níveis elevados de EE estão presentes em estudantes que relatam cansaço emocional ou físico e que já pensaram em desistir do curso. Já a Eficácia Profissional, mostrou-se baixa em mais da metade dos estudantes (74%) do nosso estudo, seguida da Descrença, presente em 52,1% dos discentes.
Considerações finais
Embora, menos de 50% dos acadêmicos sejam sugestivos à Burnout, números acima de 20% apontam a necessidade de estratégias por parte dos docentes para diminuir a exaustão emocional dos estudantes. Entretanto, ainda existem limitações na literatura sobre o tema, uma vez que o MBI-SS não é uma ferramenta diagnóstica, mas sim um instrumento para avaliar o risco da Síndrome de Burnout.
SILVA, E.R.C et al. Prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes de medicina e fatores sociodemográficos associados. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 11, n. 15,2022.
Palavras Chave
burnout; Fisioterapia; Esgotamento Psicológico
Área
Populações
Instituições
Universidade Estadual do Norte do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
ELISA FERNANDA OLIVEIRA BUENO, LARISSA MARIA RODRIGUES LUIZ, LAURA GUIMARÃES SILVEIRA, CAMILA COSTA DE ARAUJO PELLIZZARI, JOYCE KARLA MACHADO DA SILVA