X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

INCIDENCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM ACADEMICOS QUE ATUAM NA CLINICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANA

Apresentação do caso

A Síndrome de Burnout (SB) é definida como um conjunto de sintomas psicológicos que levam à exaustão física, mental e emocional. Esta síndrome está cada vez mais presente em estudantes do ensino superior, levando ao esgotamento acadêmico, o qual caracteriza-se como sentimento de fadiga mental devido às demandas do curso, em conjunto com a falta de dedicação e comprometimento do aluno. O objetivo desse estudo foi verificar a incidência da Síndrome de Burnout em acadêmicos que atuam na Clínica Escola de Fisioterapia. Consiste em um estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética sob o parecer 6.027.475. Foi aplicado o questionário Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS), projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em estudantes. O questionário é composto por 15 questões divididas em três subescalas: Exaustão Emocional (EE); Descrença (DE) e Eficácia Profissional (EP), alta pontuação para EE e DE e baixa pontuação para EP caracterizam uma propensão à síndrome. Cada item foi avaliado em escala Likert de 7 pontos, variando de 0 (nunca) a 6 (todos os dias). Foram recrutados 23 voluntários acadêmicos do quarto ano do curso de Fisioterapia, os quais realizavam atendimentos à população na Clínica Escola da instituição.

Discussão

Com base no critério tridimensional, o estudo verificou a propensão para a Síndrome de Burnout em 30,4% dos estudantes. Quanto às dimensões separadamente, a Exaustão Emocional apresentou-se mais evidente, em 78,2% dos voluntários, corroborando com os achados de Silva et al., (2022), (EE=47,5%), o qual mostrou que os níveis elevados de EE estão presentes em estudantes que relatam cansaço emocional ou físico e que já pensaram em desistir do curso. Já a Eficácia Profissional, mostrou-se baixa em mais da metade dos estudantes (74%) do nosso estudo, seguida da Descrença, presente em 52,1% dos discentes.

Considerações finais

Embora, menos de 50% dos acadêmicos sejam sugestivos à Burnout, números acima de 20% apontam a necessidade de estratégias por parte dos docentes para diminuir a exaustão emocional dos estudantes. Entretanto, ainda existem limitações na literatura sobre o tema, uma vez que o MBI-SS não é uma ferramenta diagnóstica, mas sim um instrumento para avaliar o risco da Síndrome de Burnout.

SILVA, E.R.C et al. Prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes de medicina e fatores sociodemográficos associados. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 11, n. 15,2022.




Palavras Chave

burnout; Fisioterapia; Esgotamento Psicológico

Área

Populações

Instituições

Universidade Estadual do Norte do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

ELISA FERNANDA OLIVEIRA BUENO, LARISSA MARIA RODRIGUES LUIZ, LAURA GUIMARÃES SILVEIRA, CAMILA COSTA DE ARAUJO PELLIZZARI, JOYCE KARLA MACHADO DA SILVA