X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DILEMAS E DIFICULDADES DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PEDIATRIA ONCOLOGICA

Introdução

A oncologia pediátrica é responsável pelo diagnóstico e tratamento de cânceres em crianças e adolescentes. Em fases terminais da doença, os cuidados paliativos emergem como uma alternativa viável, uma vez que buscam aliviar a dor do paciente, melhorar a qualidade de vida, além de servir de suporte espiritual e psicossocial não só da criança, como também da família. Entretanto, a implementação desses cuidados em oncologia pediátrica é repleta de dilemas éticos, emocionais e práticos. Vale ressaltar que os profissionais da saúde recebem pouco treinamento para lidar com aspectos que envolvem o fim da vida, tais como: fundamentos bioéticos, habilidades de comunicação e estratégias assistenciais. Ademais, a falta de recursos especializados e a necessidade de uma abordagem multidisciplinar agravam essas dificuldades.

Objetivo e Método

Visou-se mapear na literatura científica os dilemas e dificuldades dos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Com esse intuito, foi realizada uma revisão de literatura que seguiu os passos: formulação da questão norteadora, seleção de artigos em bases de dados, elaboração de critérios de inclusão dos estudos, coleta e apresentação dos resultados. A pergunta de pesquisa escolhida foi: “Quais os dilemas e dificuldades dos cuidados paliativos em oncologia pediátrica?”. As bases de dados PubMed , Scopus e o Portal de Periódico CAPES foram consultadas para escolha dos estudos. Os critérios de inclusão adotados foram disponibilidade integral e gratuita do estudo e recorte temporal de cinco anos.

Resultados

A comunicação em oncologia pediátrica é marcada pelo desafio de equilibrar o apoio às esperanças dos pais com a honestidade necessária na transmissão de informações, ao mesmo tempo em que se busca fornecer dados completos sem gerar novas incertezas e construir relacionamentos significativos. Medir a qualidade dos cuidados paliativos pediátricos é igualmente complexo, devido à dificuldade de definir métricas eficazes e à escassez de dados consistentes. Em países de baixa e média renda, onde a oncologia pediátrica enfrenta pobreza, desnutrição e falta de medicamentos essenciais, a falta de acesso a tratamentos vitais aumentam os dilemas da área, ressaltando a urgência de investir em pesquisa, educação e políticas para melhorar os cuidados paliativos.

Conclusão/Considerações finais

Os dilemas e dificuldades nessa área evidenciam a complexidade dos cuidados paliativos em pediatria oncológica. Portanto, é fundamental que políticas de saúde sejam fortalecidas para superar essas barreiras.

Referências

Boyden, J. Y., Bogetz, J. F., Johnston, E. E., Thienprayoon, R., Williams, C. S. P., McNeil, M. J., Patneaude, A., Widger, K. A., Rosenberg, A. R., & Ananth, P. (2023). Measuring Pediatric Palliative Care Quality: Challenges and Opportunities. Journal of pain and symptom management, 65(5), e483–e495. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2023.01.021.
Siddiqui, M. F., Nohra, L., Saleh, M., Thakkar, K., Trivedi, R., Moujally, S. N., Deeb, H., Nicolas, G., & Emmanuel, N. (2023). Pediatric Oncology, Palliative Care and Low- or Middle- Income Countries: A Call for Action. Global pediatric health, 10, 2333794X231188591. https://doi.org/10.1177/2333794X231188591.
Sisk, B. A., Schulz, G., Kaye, E. C., Baker, J. N., Mack, J. W., & DuBois, J. M. (2022). Conflicting goals and obligations: Tensions affecting communication in pediatric oncology. Patient education and counseling, 105(1), 56–61. https://doi.org/10.1016/j.pec.2021.05.003

Palavras Chave

Cuidados Paliativos Pediátricos; oncologia pediátrica; Cuidados Paliativos

Área

Populações

Instituições

Universidade Federal do Cariri - Ceará - Brasil

Autores

EMANUEL PONTES ARAÚJO DAMASCENO, MARIA CLÁUDIA QUEIROZ DE CASTRO, LORENA SANTOS DE ARAÚJO, HIARLLY CAUÊ DE CARVALHO CORTEZ, CLARICE SARAIVA DE ALENCAR E SÁ