Dados do Trabalho
Título
GAMEFICAÇAO NO ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
INTRODUÇÃO: Em 2009, a Organização Mundial da Saúde publicou documento conceituando a segurança do paciente como a redução de danos desnecessários associados à assistência em saúde seguindo um mínimo aceitável. Por vezes o ensino torna-se abstrato e desconectado da prática durante a construção dos saberes do aluno no ensino superior, pois não possuem ainda experiência necessária nos diversos ambientes de saúde. O uso de jogos no processo na formação de profissionais em saúde torna-se um recurso facilitador e descontraído, com engajamento e quebra da timidez de seus participantes, sobretudo nos conteúdos interdisciplinares sobre segurança do paciente.
Objetivo e Método
OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos de graduação em enfermagem sobre a construção de um jogo de tabuleiro durante ensino da segurança do paciente; desenvolver raciocínio crítico reflexivo na formação do enfermeiro; instigar a tomada de decisões. MÉTODOS: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com aplicabilidade em 04 de dezembro de 2023 em uma faculdade de Belém/Pará. O jogo de tabuleiro foi elaborado por acadêmicos de enfermagem do 5º semestre, sob orientação da docente da disciplina Cuidado Multidisciplinar para a Segurança do Paciente. O tabuleiro era de material impermeável, colorido, tipo tapete educativo, em proporções para adultos, tamanho 4m x 2,5 m. Realizou-se palestra aos alunos sobre o tema, em seguida foram instigados a responderem perguntas previamente selecionadas sobre o tema segurança do paciente. Após sorteio com dado colorido, eram premiados quando acertavam e avançavam de casa, com intuito de chegar no final do circuito do tabuleiro caminhando sobre o mesmo.
Resultados
RESULTADO: A ação alcançou satisfatoriamente ao menos 33 alunos que estavam em sala de aula, onde foi observado um resultado positivo na aprendizagem e na dinâmica de grupo; notou-se que através dos métodos engajou-se outros docentes que participaram da aula e verbalizaram que adotariam como forma de ensino.
Conclusão/Considerações finais
CONCLUSÃO: Percebeu-se a importância da adoção de metodologias ativas no ensino da segurança do paciente; foi evidente o reconhecimento da importância da atuação do enfermeiro nas respostas dos acadêmicos durante o jogo, e conseguiram relacionara com os conteúdos da palestra ministrada; além de sensibilizar docentes e discentes quanto a prevenção de iatrogenias e eventos adversos durante assistência em saúde; o jogo também fomentou novas formas de ensino no meio acadêmico.
Referências
Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Protocolo de Segurança na Prescrição, uso e administração de medicamentos [Internet]. Brasília: ANVISA; 2013.;
REIS, Ubiane Oiticica Porto et al. Erros no preparo e na administração de medicamentos intravenosos. Revista Baiana de Enfermagem, v. 34, 2020.;
CARDOSO, Stefany Rodrigues et al. Erros na administração de medicamentos via parenteral: Perspectiva dos técnicos de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33, 2020.;
FORTE, Elaine Cristina Novatzki et al. Processo de trabalho: fundamentação para compreender os erros de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, p. e03489, 2019.;
SANTANA, Breno Sousa et al. Interrupções no trabalho da enfermagem como fator de risco para erros de medicação. Avances en Enfermería, v. 37, n. 1, p. 56-64, 2019;
SANTOS, Patricia Reis Alves dos; ROCHA, Fernanda Ludmilla Rossi; SAMPAIO, Camila Santana Justo Cintra. Ações para segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos em unidades de pronto atendimento. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 40, p. e20180347, 2019;
Palavras Chave
SEGURANÇA DO PACIENTE; PROCESSO DE FORMAÇÃO; GAMEFICAÇÃO
Área
Outras áreas
Autores
ANDERSON ROBERTO DA SILVA BRANDAO LOBATO, ALESSANDRA CAROLINE RIBEIRO DA CRUZ SILVA, ANDERSON DA SILVA CASTRO, REBECA MARQUES MONTEIRO, SUZIANE DOS REIS MUINHOS, HELEN RIBEIRO DA COSTA SILVA