Dados do Trabalho
Título
ATENDIMENTOS A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIA - SAMU 192
Introdução
Pacientes em Cuidados Paliativos atendidos pelo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) são vulneráveis e exigem atenção especial devido às suas necessidades específicas. Os Cuidados Paliativos visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares em situações de doenças graves, proporcionando conforto e aliviando o sofrimento. Esta abordagem holística considera as dimensões física, emocional, social e espiritual, buscando assegurar dignidade até a finitude da vida.
Objetivo e Método
Analisar os atendimentos realizados pelo SAMU-192 aos pacientes em Cuidados Paliativos na terminalidade da vida. Método: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura em agosto 2024, buscando artigos na Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: "Serviços Médicos de Emergência" AND "Cuidados Paliativos" AND "Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida". Foram encontrados 72 estudos, dos quais 20 foram selecionados após aplicar os filtros "texto completo" e "últimos 05 anos (2019-2024)”. Depois da avaliação dos resumos, foram selecionados 05 artigos para análise.
Resultados
Todos os artigos encontrados estavam em inglês e referiam-se aos Serviços Móvel de Emergência dos Estados Unidos, embora estruturalmente diferente, tem a finalidade de realizar o Atendimento Pré-Hospitalar semelhante a que o SAMU- 192 realiza no Brasil. Os estudados analisados apontam a importância de integrar melhor o Serviço Móvel de Emergência, os Solicitantes (pessoas e hospedarias) e os Serviços de Emergência para garantir um atendimento adequado aos pacientes. A implementação de protocolos, treinamentos das equipes e disponibilidade de medicamentos apropriados nas unidades móveis pode evitar remoções desnecessárias e oferecer um suporte eficaz. Os artigos apontam ainda, que a conscientização sobre Cuidados Paliativos e a comunicação empática com pacientes e familiares são fundamentais para melhorar a qualidade dos serviços móvel nesse se cenário.
Conclusão/Considerações finais
A abordagem integral busca assegurar dignidade e qualidade de vida para pacientes em fase terminal. Para o contexto brasileiro, é fundamental a criação de um protocolo específico no SAMU-192, que evite remoções desnecessárias e ofereça suporte adequado. A conscientização sobre Cuidados Paliativos e a comunicação empática com pacientes e familiares são essenciais para melhorar o atendimento nesse cenário. A adoção dessas práticas pode impactar positivamente a experiência dos pacientes e a qualidade do serviço prestado.
Referências
Breyre AM, Wang DH, Brooten JK, Colwell CB, Hanson KC, Taigman M, Lyng JW. EMS Care of Adult Hospice Patients– a Position Statement and Resource Document of NAEMSP and AAHPM. Prehospital Emerg Care [Internet]. 24 mar 2023 [citado 2 set 2024]:1-11. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10903127.2023.2193978
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Serviços Médicos de Emergência e Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida
Área
Modalidades de atendimento
Autores
BENEDITO FERNANDES DA SILVA FILHO , SÁVIO LUIZ FERREIRA MOREIRA, STELA ALMEIDA ARAGÃO, ALBA BENEMÉRITA ALVES VILELA