Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATVIVOS EM BUSCA DA GRANDE SAUDE - REFLEXOES SOBRE A PRAXIS
Introdução
O presente trabalho é o resultado de um estudo teórico apoiado por uma pesquisa de campo na área da saúde humana, apresentado como tese de doutoramento em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Este estudo põe a questão acerca da configuração das práticas em Cuidados Paliativos oncológicos na atualidade, e toma a noção de Grande Saúde de Nietzsche como uma categoria conceitual com possibilidades de articular essa questão adequadamente, trazendo novas ferramentas para pensarmos esta prática.
Objetivo e Método
O objetivo principal do estudo é discutir a prática dos Cuidados Paliativos em articulação com a noção de Grande Saúde em Nietzsche, buscando analisar a prática de um serviço específico de Cuidados Paliativos oncológicos, identificar as noções teóricas e conceitos que subsidiam a atuação em Cuidados Paliativos, e, por fim, discutir a conformação desta prática sob a perspectiva da noção de Grande Saúde de Nietzsche. Resulta de uma pesquisa de campo qualitativa, observacional, descritiva e transversal, através de um estudo de caso típico, utilizando entrevistas abertas para a coleta de dados. Foram abordadas 14 profissionais atuantes na gestão e/ou assistência de um hospital de Cuidados Paliativos exclusivos, pertencentes a nove categorias profissionais de saúde: medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, farmácia e enfermagem de nível médio. O material colhido nas entrevistas foi tratado enquanto corpus discursivo e submetido à metodologia da Análise do Discurso.
Resultados
Os resultados produzem reflexões teóricas e teórico-práticas sobre a atuação hodierna dos Cuidados Paliativos no Brasil, delineando o ideário discursivo subjacente a esta prática, e encontrando elementos de uma identidade paliativista. Conceitos como individualidade, relacionalidade e afetividade aparecem com grande relevância na prática discursiva das paliativistas, ligados a valores como subjetividade, dignidade e cuidado. Demontram ainda que as entrevistadas sustentam a atuação profissional através destes conceitos e dos elementos constitutivos desta identidade, atribuindo valoração positiva ao trabalho.
Conclusão/Considerações finais
A tese apresentada atesta a fertilidade da filosofia nietzscheana, e em especial da noção de Grande Saúde, como articuladora das discussões sobre Cuidados Paliativos. Afirma a possibilidade de compreendermos a atitude das equipes paliativistas como em busca da Grande Saúde, apresentando uma ontologia própria da relação saúde-doença que seja afirmadora da vida.
Referências
Krieger MV. Cuidados Paliativos Em busca da Grande Saúde [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; 2024. 128 p.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Grande Saúde; Equipe Interdisciplinar de Saúde
Área
Outras áreas
Instituições
Instituto Nacional de Câncer - INCA - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
MABEL VIANA KRIEGER