Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS E LUTO: REVISAO INTEGRATIVA DAS PERCEPÇOES DE PACIENTES ONCOLOGICOS, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DE SAUDE
Apresentação do caso
No cenário de transformação epidemiológica e globalização, a prevalência de condições crônicas aumenta. Os cuidados paliativos surgem como uma abordagem humanitária para cuidar de pacientes, apoiar familiares e promover práticas humanizantes nos profissionais de saúde. O estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes oncológicos, familiares e profissionais acerca do luto e cuidados paliativos na produção científica. Esta revisão integrativa da literatura selecionou artigos entre 2017 e 2022, em português, no Portal Regional BVS, usando descritores como “luto AND cuidados paliativos”, “luto AND pacientes oncológicos” e “pacientes oncológicos AND cuidados paliativos”. Inicialmente, foram encontrados 1.395 registros, após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados. A análise dos dados utilizou Análise Estatística Descritiva Simples e Análise de Conteúdo de Bardin.
Discussão
Os resultados indicaram que a maioria dos artigos utilizou uma abordagem metodológica qualitativa (n=8), a produção foi mais intensa em 2017 (n=4) e a Enfermagem foi a área principal entre periódicos listados (n=5). Na análise de conteúdo, os estudos abrangeram três categorias temáticas: 1) “Percepção dos profissionais acerca dos cuidados paliativos” aborda aspectos bioéticos, sobrecarga física e emocional, e a deficiência na formação sobre o processo de morrer, relacionados à paliação por parte dos profissionais; 2) “Percepção dos familiares acerca dos cuidados paliativos” reflete sentimentos de dúvida, raiva, compaixão, luto antecipatório. Após uma boa comunicação sobre o termo "cuidados paliativos", a percepção se altera para qualidade de vida e alívio dos sintomas físicos e emocionais; e 3) “Percepção dos pacientes acerca dos cuidados paliativos” revela a diminuição da qualidade de vida, aumento de depressão e ansiedade, e mudanças corporais ocasionadas pelo tratamento e piora clínica geram sofrimento mental e emocional, manifestado em sentimentos como tristeza, raiva e solidão. Esses desafios exigem atenção dos cuidadores e da equipe de saúde, mas podem estimular estratégias de enfrentamento, como espiritualidade e participação ativa nas decisões sobre sua vida.
Considerações finais
Constata-se que os estudos revisados mostram diferentes percepções sobre cuidados paliativos, destacando que a falta de informação e comunicação prejudica o bem-estar emocional de pacientes e familiares, a adesão ao tratamento e sua eficácia, além de revelar falhas na formação dos profissionais.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Luto; Oncologia
Área
Outras áreas
Instituições
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - Ceará - Brasil
Autores
CAMILA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS, MAIRLA MARIA ARAÚJO, GEÓRGIA MARIA MELO FEIJÃO