Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS E COMUNICAÇAO NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE: REVISAO INTEGRATIVA
Introdução
Os cuidados paliativos ofertam cuidados integrais visando a melhoria da qualidade de vida e o alívio do sofrimento de indivíduos com doenças ameaçadoras à continuidade da vida, podendo ser desenvolvidos na atenção primária à saúde, tendo a comunicação como importante meio de interação, cuidado e conforto.
Objetivo e Método
Objetivo: analisar como as estratégias de comunicação são utilizadas de forma terapêutica nos cuidados paliativos ao usuário na atenção primária à saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de julho a outubro de 2023, nas bases de dados: LILACS, Web of Science e MEDLINE, utilizando os descritores: cuidados paliativos (palliative care), comunicação (communication) e Atenção Primária à Saúde (Primary Health Care). Foram incluídos artigos cuja temática respondeu a pergunta norteadora “Como as estratégias de comunicação estão sendo utilizadas de forma terapêutica nos cuidados paliativos ao usuário na atenção primária à saúde?”, publicados na íntegra, no período de 2019 a 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram atribuídos níveis de evidência para os estudos da amostra conforme proposta do Joanna Briggs Institute.
Resultados
Dos 255 artigos identificados nas bases de dados (13 da LILACS, 182 da Web of Science e 60 da MEDLINE), permaneceram nove estudos que compuseram a amostra. Quanto ao ano de publicação, dois foram publicados em 2019, quatro em 2021 e três em 2022. Dentre os países, foram publicados no Brasil (5), Reino Unido (2) e Estados Unidos (2), nos idiomas português e inglês. Quanto aos níveis de evidência, quatro estudos possuíam (NE I), três (NE IV) e dois (NE V). Com base nos estudos, emergiram duas categorias: Estratégias de comunicação verbais e não verbais e Estratégias de comunicação baseadas na utilização de tecnologia da informação (aplicativo, videoconferência e site).
Conclusão/Considerações finais
Este estudo permitiu evidenciar dados relevantes para o avanço no conhecimento, desenvolvimento e comunicação nos cuidados paliativos. Contudo, a incipiência de estudos denotou uma importante lacuna acerca da temática. São necessários o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o tema, realizadas por óticas metodológicas variadas, sobretudo da enfermagem, categoria profissional alicerce da atenção primária, para a formulação de diretrizes assistenciais, que favoreçam o desenvolvimento, aprimoramento e acesso precoce dos usuários aos cuidados paliativos, como direito inalienável à saúde de forma segura e qualificada.
Referências
ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (ANCP). Competências da(o) Enfermeira(o) Especialista Em Cuidados Paliativos No Brasil. 1 ed., p. 14-38, 2022. Disponível em: https://paliativo.org.br/blog/ancp-lanca-competencias-enfermeira-especialista-cuidados-paliativos-brasil. Acesso em: 01 fev. 2023.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. 2022. Disponível em:
Araújo MMT. Estratégias de comunicação utilizadas por profissionais de saúde na atenção a indivíduos sob cuidados paliativos. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. 2021;46(3):626-632.
INSTITUTE TJB. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2014 Edition. [Internet]. Adelaide: Joanna Briggs Institute; 2014. Disponível em: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; COMUNICAÇÃO; Atenção Primária à Saúde
Área
Outras áreas
Autores
PATRÍCIA SERPA SOUZA BATISTA, ADEILTON DANTAS SILVA, ADRIANA MARQUES PEREIRA MELO ALVES, CIZONE MARIA CARNEIRO ACIOLY, FRANCILEIDE ARAÚJO RODRIGUES, BRUNNA HELLEN SARAIVA COSTA