Dados do Trabalho
Título
PERFIL SOCIODEMOGRAFICO E CLINICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE NIVEL SECUNDARIO EM FORTALEZA - CE
Apresentação do caso
Introdução: O aumento da expectativa de vida tem elevado a prevalência de doenças crônicas, resultando em maior dependência funcional e necessidade de cuidados paliativos. Os hospitais desempenham um papel importante ao fornecer esses cuidados, aliviando o sofrimento e melhorando a qualidade de vida nessa fase de adoecimento. Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes em cuidados paliativos. Metodologia: estudo qualitativo, descritivo e observacional, com variáveis avaliadas sociodemográficas (faixa etária, sexo, estado civil) e clínicas (patologias por grandes grupos), por meio de revisão de prontuários eletrônicos de pacientes avaliados pelo Serviço de Cuidados Paliativos de um hospital secundário de Fortaleza/CE no período de janeiro a dezembro de 2023.
Discussão
Foram analisados 182 prontuários, sendo 51% do sexo feminino, a idade predominante foi entre 60 e 79 anos, e o estado civil majoritariamente foi casado (28%). Com relação aos diagnósticos classificados por grandes grupos, observou-se que 39% dos pacientes apresentavam condições oncológicas. Acidente vascular cerebral foi identificado em 33,5% dos casos analisados, enquanto os restantes (27,5%) dos diagnósticos foram atribuídos a um conjunto variado de condições, incluindo doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, infecciosas, entre outras patologias.
Considerações finais
O estudo revelou que a maioria dos atendidos foi composta por pessoas idosas, predominantemente mulheres e casados. As condições oncológicas e os acidentes vasculares cerebrais foram os diagnósticos mais comuns. Esses achados destacam a importância dos cuidados paliativos na gestão de doenças crônicas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reforçando o papel significativo dos hospitais nesse processo. Bibliografia: RADBRUCH, L. et al. Redefining Palliative Care—A New Consensus-Based Definition. Journal of Pain and Symptom Management, 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.04.027.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Perfil sociodemográfico; Doenças Crônicas
Área
Outras áreas
Autores
ANA LUIZA ALMEIDA DE LIMA, LUANA OLIVEIRA CORREIA, CARLA BEZERRA LOPES ALMEIDA, MARCIA DEGOBI DE SOUZA FIUZA, EMANUELLE TEIXEIXA DA SILVA MADEIRO