X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NA ABORDAGEM DE PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução

Introdução: No Brasil, mais de 400 mil novos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são diagnosticados anualmente. A DPOC é uma patologia cujos sintomas têm grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e, quando em estágios avançados, as terapêuticas apresentam pouca resposta. Embora seja uma doença muito limitante e sem perspectiva de cura, o acesso aos cuidados paliativos (CP) para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes é escasso.

Objetivo e Método

Objetivo: avaliar os impactos dos CP na progressão da DPOC. Métodos: realizou-se uma revisão sistemática, seguindo o método PRISMA, buscando nas bases de dados PubMed, Embase e Scopus, artigos publicados até Agosto de 2024. Os critérios de inclusão foram trabalhos que abordassem pacientes com diagnóstico de DPOC, avaliassem a qualidade de vida e abordassem os CP. Os critérios de exclusão foram estudos que tratassem de outros diagnósticos concomitantes e que abordassem exclusivamente o manejo da doença. A ferramenta Rayyan foi utilizada para realização dos screenings.

Resultados

Resultados: identificou-se 195 trabalhos, 31 excluídos por duplicidade. Após o screening primário, que avaliou o título e o resumo, 138 estudos foram excluídos. No screening secundário, após leitura na íntegra dos trabalhos, 13 artigos foram excluídos e 15 estudos foram utilizados na escrita desta revisão. Observou-se que os pacientes com DPOC recebem menos CP quando comparados a pacientes acometidos por outras doenças de prognóstico semelhante. Esta patologia tem como um dos principais sintomas a dispneia, que é um fator de mau prognóstico, além de ser responsável por idas frequentes ao pronto-socorro. Os estudos avaliados concordaram que o tratamento desse sintoma com morfina e ventilação não invasiva oferece melhora ao quadro do paciente, proporciona mais conforto e diminui o número de exacerbações. O tratamento dos sintomas depressivos e ansiosos ligados à falta de ar na DPOC é essencial, pois influencia diretamente as diretivas antecipadas de vontade (DAV) e a qualidade de vida dos pacientes. Os estudos também apontam para a insatisfação dos pacientes com a forma como a comunicação sobre o início dos CP é conduzida pelos médicos.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: os CP mostraram-se fundamentais no acompanhamento de pacientes com DPOC ao ofertarem conforto com manejo dos sintomas e melhora na qualidade de vida, sobretudo ao se aplicar as DAV. Contudo, ainda existe uma limitação no acesso aos cuidados paliativos e o número de pesquisas na área ainda é escasso.

Referências

BERMAN, Andrew R. Management of Patients with End-Stage Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Primary Care: Clinics in Office Practice , v. 38, n. 2, p. 277–297, jun. 2011. Disponível em: https://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&id=L361842193&from=export U2 - L361842193. Acesso em: 30 ago. 2024.

CURTIS, J. R. Palliative and end-of-life care for patients with severe COPD. European Respiratory Journal , v. 32, n. 3, p. 796–803, 1 set. 2008. Disponível em: https://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&id=L354111508&from=export U2 - L354111508. Acesso em: 30 ago. 2024.

GARDINER, Clare et al . Exploring the care needs of patients with advanced COPD: An overview of the literature. Respiratory Medicine , v. 104, n. 2, p. 159–165, fev. 2010. Disponível em: https://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&id=L50666864&from=export U2 - L50666864. Acesso em: 30 ago. 2024.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônico; Qualidade de Vida

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Centro Universitário Christus - Unichristus - Ceará - Brasil

Autores

SHERYDA RAYNNA NOBRE GUEDES DOS SANTOS, IVNA FELICE SILVA MATOS, FERNANDA OLIVEIRA FALCÃO, NATHALIA CAMILLA MACIEL JENKINS, JOÃO LUCAS ARAUJO ALCOFORADO, LUCAS ELIEL BESERRA MOURA