X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DE CASO: CAPELANIA NO CUIDADO ESPIRITUAL EM FINAL DE VIDA.

Apresentação do caso

Abordagem da capelania laica em um serviço de cuidados paliativos de um hospital geral do Rio Grande do Sul, 100% SUS, através da Escuta Terapêutica e Terapia da Dignidade1, possibilitando amenizar o sofrimento e proporcionar o cuidado espiritual no final da vida. Paciente masculino, negro, 63 anos, portador de um câncer em fase terminal, com extrema vulnerabilidade social, ex-usuário de drogas ilícitas, analfabeto, que apresentava intensa dor espiritual e social. A partir da escuta e da narrativa foi possível abordar sérios problemas de relacionamento familiar e viabilizar a produção de um livro, narrado na primeira pessoa. Esse livro foi entregue aos familiares, amigos e profissionais, respeitando o desejo do paciente. A confecção do livro foi um alívio do sofrimento vivenciado, expresso pelo paciente com a seguinte frase: “agora estou bem, disse tudo o que era preciso”. A partir deste trabalho, pai e filho se encontraram depois de muito tempo, com aceitação e reconciliação entre ambos.

Discussão

O conceito de dor total abordado pelos cuidados paliativos permite que o paciente seja visto em todas as suas dimensões possibilitando um cuidado que contemple toda a complexidade humana. Estudos recentes sobre espiritualidade em pacientes com doenças graves mostram a importância desse tema para pacientes e familiares, aflorando o desejo de que as equipes abordem essa dimensão como parte do cuidado2. Não obstante, a dor espiritual tende a tornar-se mais aguda à medida que o final da vida se aproxima. Contudo, no âmbito hospitalar é pouco comum a abordagem da espiritualidade pelos profissionais de saúde, seja por desconhecimento, falta de capacitação ou até mesmo por sobrecarga de trabalho. O serviço de capelania pode ser um facilitador desta abordagem nas mais diversas formas, proporcionando um cuidado singular, humanizado e holístico aos pacientes e seus familiares em fase final de vida. Vale ressaltar a necessidade de que esta profissão seja reconhecida no Brasil e que estes profissionais sejam incorporados nas equipes multidisciplinares em saúde.

Considerações finais

O resultado dessa intervenção demonstra o potencial das intervenções de Capelania junto a pacientes em final de vida, podendo trazer o senso de significado e transcendência tanto para pacientes como para familiares, além de grande aprendizado para as equipes a partir da ressignificação do sofrimento humano.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Espiritualidade; Capelania

Área

Outras áreas

Instituições

Grupo Hospitalar Conceição - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

NÁRA SELAIMEN GAERTNER AZEREDO, LÍGIA Gomes Carneiro, ANA FLAVIA Martins Monteiro Furini, LUCIANA Pinto Saavedra