Dados do Trabalho
Título
A IMPORTANCIA DA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS NA PRECEPTORIA DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM CANCEROLOGIA: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
As Residências Multiprofissionais são modelos de pós-graduação realizadas na modalidade que combina a teoria e a prática - concomitantes - mediante acompanhamento e supervisão de um profissional especialista, sendo uma formação que permite uma práxis com objetivo de proporcionar um cuidado de melhor qualidade ao paciente e seus familiares no processo de adoecimento.
Objetivo e Método
Objetiva-se explanar sobre a contribuição da equipe de Cuidados Paliativos na preceptoria da Residência Multiprofissional em um Hospital de Referência. Por meio de um estudo qualitativo a partir de um relato de experiência sobre a equipe de Cuidados Paliativos como preceptores de um Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia do Estado do Ceará.
Resultados
O acompanhamento e supervisão dos residentes que rodiziam no setor de Cuidados Paliativos da Residência Multiprofissional em Cancerologia são atribuídos a uma equipe multiprofissional com formação em Cuidados Paliativos e experiência na área, composto pelas categorias de enfermagem, psicologia, serviço social e medicina, oferecendo aos residentes a experiência prática de atuação interdisciplinar com embasamento teórico. O serviço de Cuidados Paliativo e Dor é um dos locais de aprendizagem obrigatórios aos residentes da ênfase supracitada. Como algumas das atividades a serem desenvolvidas, destacam-se: Abordagem holística do paciente, o desenvolvimento de habilidades na comunicação de notícias difíceis, a gestão de sintomas em pacientes oncológicos e em fase de fim de vida, proporcionando cuidado digno e humanizado priorizando a qualidade de vida e alívio de sofrimento. Os preceptores diante de suas atribuições, buscam acompanhar os residentes durante as visitas diárias e monitoramento nos campos de atuação prática dos residentes, desenvolvendo revisão e feedback do desempenho. Somado a isso, é realizado um cronograma de aulas - ministradas pelos residentes - onde os mesmos estudam um determinado tema vinculado a sua área de atuação em interlocução.
Conclusão/Considerações finais
A equipe de Cuidados Paliativos contribui de maneira significativa para a formação dos residentes multiprofissionais em cancerologia, preparando-os para enfrentar situações complexas e oferecer um cuidado de qualidade e humanizado.
Referências
CRUZ, N.A.O., et al. O papel da equipe multiprofissional nos cuidados paliativos ao idoso. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento. v. 10, n. 8. e52110817433, 2021. DOI:10.33448/rsd-v10i8.17433. Acesso em: 22 outubro 2022.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Residência Multiprofissional; Preceptoria
Área
Outras áreas
Autores
THAIS LANE DE SOUSA SILVA , THAMIRES RIBEIRO MONTEIRO, GLENDHA MOREIRA DE LIMA, EMIDIO JOSÉ ARAUJO ROCHA