Dados do Trabalho
Título
CONFERENCIA FAMILIAR: INTERFACE NA EXPERIENCIA DO PACIENTE E FAMILIA.
Apresentação do caso
Amparar quem vive uma condição ameaçadora da vida é ponto fundamental da abordagem dos Cuidados Paliativos. Compreende-se que paciente e familiares são imersos em incertezas, medos e angústias, tangenciando os diferentes aspectos do sofrimento humano que necessitam ser cuidados por equipe multiprofissional. Além disso, há a necessidade de alinhamento de expectativas que auxiliam a construção da percepção mais objetiva e real do paciente.
Descrever a experiência de uma unidade de transição com foco em reabilitação e cuidados paliativos acerca das conferências familiares como estratégia de impacto na percepção do paciente e família. Trata-se de um relato de experiência em Recife-PE. O serviço tem como meta o acolhimento do paciente/família e utiliza como uma das estratégias as conferências periódicas com equipe multiprofissional em três momentos: acolhimento, entrada no serviço; mudança de fase de vida – progressão de agravamento clínico, perda de performance; e alinhamento e educação para alta. As reuniões ocorrem necessariamente para todos os pacientes e conta com profissionais de diferentes áreas de atuações.
Discussão
A experiência do paciente pode ser impactada de diferentes maneiras. Uma equipe coesa, com objetivo comum de atendimento baseado em valor biográfico é capaz de transformar a história do adoecimento. Através da ferramenta da comunicação compassiva, o serviço em questão tem resultado de: 1) percepção de adoecimento – melhor compreensão e interpretação da realidade de adoecimento instalada; 2) Alinhamento de expectativas – com base na construção de “melhor e pior cenário”; 3) Planejamento de cuidados – envolvendo partida sem ou com menos pendências, educação da família quando paciente retorna para casa com maior dependência e necessidades além de suporte ao luto antecipatório. 4) NPS – Net Promoter Score com média de 97 em 2024 e taxa de respondedores de 80%.
Considerações finais
O diagnóstico de uma doença grave pode mudar o curso da vida de um paciente e sua família. Ao se deparar com equipe capacitada tecnicamente, disponível e humanamente envolvida, pode-se resgatar pessoas submersas em sofrimento. A conferência familiar permite conexões e geram vínculos, busca injetar com alguma leveza a aridez do caminho do adoecimento e finitude da vida.
Palavras Chave
Conferência Familiar; acolhimento: comunicação; Equipe Multiprofissional
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Florence - Pernambuco - Brasil
Autores
WAGNER GOMES REIS GALVÃO, SILAS LUCENA DE LIMA, MICHELE MELO BAUTISTA, JOÃO GABRIEL ROSA RAMOS