X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

SOFRIMENTO ESPIRITUAL EM CUIDADOS PALIATIVOS: ANALISE DO CONCEITO

Introdução

Apesar do sofrimento ser uma experiência comum a todos os seres humanos, o conceito de sofrimento espiritual em cuidados paliativos não está elucidado. O fenômeno “sofrimento espiritual” é uma experiência real em pessoas em cuidados paliativos. No entanto, o uso do conceito gera confusão entre os profissionais de saúde e falta clareza para poder reconhecê-lo e atendê-lo de modo apropriado.

Objetivo e Método

Objetivo: Analisar o conceito de “sofrimento espiritual em cuidados paliativos”.
Método: Análise teórica de conceito com base em revisão da literatura. Utilizou-se o método proposto por Walker e Avant, seguindo 8 etapas (Walker & Avant, 2014). A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Scopus, Embase, CINAHL, PsycINFO, Web of Science e LILACS. Além disso, foi realizada uma busca manual em outras fontes, como Google Scholar, dicionários e livros. Foram utilizados os descritores: Sofrimento espiritual, dor total, angústia espiritual, sofrimento espiritual e cuidados paliativos. Foram selecionados para análise 37 estudos e 9 referências na literatura cinzenta.

Resultados

Os principais atributos, antecedentes e consequentes do sofrimento espiritual em cuidados paliativos foram identificados à fim de descrever a definição operacional do conceito. Os atributos mais recorrentes foram: perda de sentido, significado e propósito; conflito no sistema de crenças; respostas emocionais não resolvidas; perda de relacionamentos e sensação de desconexão consigo mesmo, com os outros e/ou com um ser superior; alteração na autopercepção; e desesperança, entre outros. Os antecedentes são multifatoriais e abrangem aspectos físicos, psicossociais, sociais, relacionais e espirituais. Entre as possíveis consequências do conceito de sofrimento espiritual, há aspectos negativos, como desejo de morrer, suicídio assistido ou eutanásia, e aspectos positivos, como aceitação, paz interior e transcendência.

Conclusão/Considerações finais

A definição clara e operacional do conceito de sofrimento espiritual pode facilitar a sua identificação e manejo no contexto de cuidados paliativos. É importante que os profissionais de saúde considerem os múltiplos fatores que antecedem o sofrimento espiritual e suas potenciais consequências.

Referências

Walker L, Avant KC. Concept analysis. In: Walker L, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 5th ed. Pearson Custom Library, 2014. p.163-86.

Palavras Chave

Análise de Conceito; Sofrimento Espiritual; Cuidados Paliativos

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Universidad de los Andes - - Chile

Autores

PAULA JAMAN-MEWES, MAYARA CAETANO DA SILVA DE OLIVEIRA, VINICIUS GERALDO RUAS, MARINA DE GOES SALVETTI