Dados do Trabalho
Título
O IMPACTO DAS ATIVIDADES LUDICAS NO DESENVOLVIMENTO DO IMAGINARIO DE PACIENTES ONCOLOGICOS PEDIATRICOS: UMA EXPERIENCIA DA LACPAM
Apresentação do caso
A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos do Amazonas (LACPAM) trabalhou em conjunto com uma instituição de apoio às crianças com câncer do Estado do Amazonas. Nesse contexto, foram desenvolvidas atividades lúdicas, como pinturas corporais e brincadeiras que estimularam a criatividade e a agilidade, além de um espaço dedicado à leitura de histórias que tratam da temporalidade da vida.
Discussão
Durante os encontros da LACPAM, emergiu a necessidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em reuniões e atividades acadêmicas. Dessa forma, a diretoria da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos do Amazonas organizou uma atividade em parceria com um grupo de apoio a crianças com câncer na cidade de Manaus. Mantendo a cautela, mas movidos por grande entusiasmo, uma equipe multidisciplinar de estudantes da área da saúde, integrantes da liga, coordenou atividades lúdicas e leituras integrativas, com o intuito de estimular o imaginário dos pacientes pediátricos. O objetivo era transmitir a mensagem da finitude da vida de forma suave e clara. Mesmo diante das limitações impostas pela condição de cada criança e pelo processo de aprendizagem dos próprios alunos, as atividades foram realizadas de forma satisfatória, proporcionando momentos de riso e afeto em todas as etapas da ação.
Considerações finais
O prolongado tempo de internação em ambientes hospitalares pode comprometer o desenvolvimento do imaginário infantil em pacientes oncológicos. Assim, torna-se essencial promover atividades que favoreçam a interação entre as crianças e a compreensão de que a vida transcende o ambiente hospitalar. A LACPAM buscou, através desta ação, criar um espaço de alegria e acolhimento, que beneficiou tanto os pacientes quanto os alunos, que também cresceram pessoal e profissionalmente com a experiência.
BIBLIOGRAFIA: DE QUEIROZ, Silvio José et al. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Revista fragmentos de cultura-revista interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 24, n. 8, p. 73-78, 2014. HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao et al. Ligas Acadêmicas de Medicina: extensão das ciências médicas à sociedade. Revista ciência em extensão, v. 7, n. 1, p. 126-133, 2011
Palavras Chave
CRIANÇAS; Câncer; AMBIENTE HOSPITALAR
Área
Outras áreas
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Amazonas - Brasil
Autores
JÚLIA BELLA LITAIFF DA COSTA MORAIS, ADRIANE ALVES BYRON DE SOUZA