X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO DE UM FLUXO DE ATENDIMENTO PARA PSICOLOGIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

A presença de uma equipe interdisciplinar nos Cuidados Paliativos (CP) é fundamental para garantir que as múltiplas dimensões do sujeito sejam atendidas de maneira coordenada. A Psicologia contribui para essa abordagem, oferecendo intervenções que ajudam a aliviar o sofrimento emocional, melhorar a qualidade de vida e facilitar a comunicação entre pacientes, familiares e a equipe de saúde.

Objetivo e Método

Descrever o processo de implantação do serviço de Psicologia na equipe de CP em um hospital de Fortaleza e a construção de um fluxo de atendimento. O projeto foi desenvolvido em etapas: Diagnóstico inicial de necessidades; Estruturação do serviço de Psicologia, incluindo a definição de protocolos de atendimento e integração com outros serviços; Elaboração e implementação de um fluxo de atendimento, desde a triagem até o acompanhamento contínuo dos pacientes e familiares; Avaliação contínua e ajustes no processo com base em feedbacks.

Resultados

O fluxo de atendimento da psicologia em CP começa com o pedido de parecer para a equipe de CP. Em seguida, ocorre uma discussão junto a equipe assistencial para alinhar as necessidades do paciente. A equipe de CP realiza uma visita ao leito do paciente e faz uma avaliação com base em critérios de elegibilidade, como agravamento do quadro clínico, progressão acelerada da doença, perdas funcionais progressivas, limitações terapêuticas, proximidade do processo ativo de morte, conflitos entre paciente, família e equipe, intenso sofrimento relacionado ao prognóstico e aprofundamento de diretivas antecipadas de vontade. Se o paciente apresentar perfil e demanda psicológica, inicia-se o acompanhamento da Psicologia dos CP em parceria com a profissional do setor.

Conclusão/Considerações finais

A implantação do serviço de Psicologia em CP resultou em melhora significativa no bem-estar emocional dos pacientes e familiares por reforçar a atenção psicológica especializada. A equipe de saúde também relatou maior segurança e eficiência no manejo dos casos graças ao suporte psicológico integrado. O fluxo de atendimento estabelecido permitiu uma coordenação mais eficaz entre os diferentes setores do hospital, assim como possibilitou uma melhor orientação do serviço aos psicólogos e estagiários de psicologia que atuam na instituição.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; psicologia; fluxo

Área

Modalidades de atendimento

Autores

FERNANDA GOMES LOPES, ELEONORA PEREIRA MELO, LETÍCIA LIMA CAVALCANTE