X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

GAMIFICAÇAO NO ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

Os cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida, promovendo o alívio do sofrimento e o manejo de sintomas físicos, psicológicos e espirituais. Com o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, a formação em cuidados paliativos torna-se cada vez mais crucial. No entanto, a educação continuada nessa área enfrenta desafios, especialmente no que se refere ao engajamento dos profissionais em práticas que demandam constante avaliação e sensibilidade. Métodos inovadores, como jogos educativos, estão sendo explorados para tornar o aprendizado mais interativo e eficaz.

Objetivo e Método

Objetiva-se relatar a experiência do uso de um quiz como estratégia de ensino sobre cuidados paliativos para profissionais de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a aplicação de uma estratégia de gamificação (quiz) para o ensino de cuidados paliativos em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, em Fortaleza, Ceará, realizada em julho de 2023. A atividade, com duração de uma hora, utilizou um jogo tipo quiz desenvolvido a partir da ferramenta de hiperlinks do Software Microsoft Office PowerPoint®. A estratégia foi desenvolvida em colaboração com a equipe multiprofissional do setor, além de residentes médicos e multiprofissionais, totalizando 8 participantes. Estes, divididos em grupos, participaram de rodadas de perguntas que estimularam a discussão e reflexão sobre os princípios e histórico dos cuidados paliativos. Um facilitador esclareceu as respostas e aprofundou os conceitos após cada rodada.

Resultados

Os participantes relataram que o jogo de perguntas e respostas foi uma ferramenta eficaz para o aprendizado, facilitando a fixação do conteúdo e a compreensão do tema. Além disso, o ambiente lúdico contribuiu para um maior engajamento e participação, promovendo a interação entre os profissionais e facilitando a troca de experiências. Na discussão, destacou-se a importância da educação continuada em cuidados paliativos, evidenciando a necessidade de métodos de ensino inovadores que abordem os diversos aspectos do cuidado.

Conclusão/Considerações finais

A utilização de um jogo de perguntas e respostas mostrou-se eficaz para o ensino de cuidados paliativos, reforçando o aprendizado e promovendo um ambiente colaborativo. Essa abordagem inovadora facilita a troca de conhecimentos e a reflexão crítica, sendo essencial na capacitação dos profissionais para oferecer um cuidado integral e humanizado.

Referências

World Health Organization. Palliative care. Genebra, Suíça: WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care. Acesso em: 01 Set 2024.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Enfermagem; GAMIFICAÇAO

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

JOSÉ MATEUS PIRES, RÉGIA CHRISTINA MOURA BARBOSA CASTRO, LETICIA ELLEN VIEIRA ROCHA, THAIS LANE DE SOUSA SILVA , MAYARA MARIA SILVA DA CRUZ ALENCAR