X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

TELEATENDIMENTO COMO COMPONENTE COMPLEMENTAR DE CUIDADO MULTIPROFISSIONAL NA ASSISTENCIA DOMICILIAR

Introdução

A assistência domiciliar é uma das modalidades de atendimento no contexto dos Cuidados Paliativos que visa a promoção de um cuidado singularizado e contínuo na moradia do paciente. A eficácia da assistência domiciliar depende da interprofissionalidade para um cuidado abrangente e alinhado com as necessidades de pacientes e familiares. O avanço das tecnologias de informação e comunicação têm introduzido novas possibilidades na saúde, com o teleatendimento emergindo como ferramenta capaz de contribuir na assistência.

Objetivo e Método

Neste trabalho, objetiva-se compreender a possibilidade de suporte remoto como complemento da assistência multiprofissional para pacientes e cuidadores em cuidados paliativos domiciliares. Se caracteriza como um estudo exploratório por meio de uma revisão sistemática de literatura. As bases de dados utilizadas foram BVS, PUBMED e Scielo, com buscas realizadas a partir dos descritores: “Telemedicina+Cuidados Paliativos” e “Telemedicine+Palliative Care”.

Resultados

Os estudos apontam uma série de vantagens na utilização do teleatendimento nesse contexto, sendo elas: sentimento de segurança e proteção em relação ao suporte fornecido, fortalecimento do vínculo de confiança e uma relação mais sólida e eficaz entre profissionais e pacientes, atendimento personalizado e adaptado às necessidades de cada paciente, aconselhamento e gestão de sintomas em tempo real, redução do sentimento de solidão devido promoção de suporte contínuo e emocional, favorecimento da autogovernança dos pacientes diante dos seus sintomas, redução de emoções negativas dos cuidadores e realização de educação em saúde. Como principais barreiras em relação a esse uso, os estudos apontam a dificuldade no manejo de necessidades psicológicas, questões relacionadas à alfabetização tecnológica, problemas técnicos e de conexão à internet e aspectos jurídicos e de segurança.

Conclusão/Considerações finais

Em suma, é crucial que os profissionais de saúde façam a adequação do teleatendimento para diferentes tipos de comunicação e adaptem o atendimento às necessidades específicas de cada paciente. A integração das visitas domiciliares presenciais e teleatendimentos, alinhada com uma compreensão profunda das necessidades dos pacientes e uma abordagem personalizada poderá proporcionar uma assistência mais completa e eficiente.

Referências

STEINDAL, Simen A. et al. Advantages and challenges of using telehealth for home-based palliative care: systematic mixed studies review. Journal of Medical Internet Research, v. 25, p. e43684, 2023.
ALDANA, Grecia Lined; EVOH, Onyinyechi Vanessa; REDDY, Akhila. Best practices for providing patient-centered tele-palliative care to cancer patients. Cancers, v. 15, n. 6, p. 1809, 2023.
LUNDERENG, Elias David et al. Health care professionals’ experiences and perspectives on using telehealth for home-based palliative care: scoping review. Journal of Medical Internet Research, v. 25, n. 1, p. e43429, 2023.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; assistencia domiciliar; Telessaúde

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Instituto do Câncer do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

GLENDHA MOREIRA DE LIMA, KARINA MARINHO SILVEIRA, GISLAINE DE ALMEIDA MAIA, LARA LETICIA PIRES RAULINO, EMÍDIO JOSÉ ARAÚJO ROCHA, THAIS LANE DE SOUSA SILVA