Dados do Trabalho
Título
POTENCIALIDADES E LIMITAÇOES DO CUIDADO PALIATIVO EM DOMICILIO: UMA REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Introdução
INTRODUÇÃO: A sociedade atual enfrenta diversas mudanças sociais e demográficas, como o envelhecimento populacional, a queda da natalidade, a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida. Essas transformações estão associadas ao aumento das doenças crônicas, resultando em maior necessidade de internações prolongadas. Surge assim, a necessidade de cuidados prolongados, e os Cuidados Paliativos (CP) ganham importância nos centros de saúde, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças ameaçadoras, aliviando sintomas físicos e sofrimentos biopsicossociais, e também oferecendo suporte aos familiares. Em 2011, foi criado o Programa Melhora em Casa, que visa fornecer cuidados personalizados no domicílio do paciente, reduzindo internações hospitalares e riscos de infecção. O cuidado paliativo domiciliar proporciona maior conforto ao paciente, mas pode sobrecarregar o cuidador. Deste modo, é fundamental discutir as potencialidades e desafios dessa modalidade (Oliveira e Cury, 2020).
Objetivo e Método
OBJETIVO: Analisar a inserção dos Cuidados Paliativos domiciliares, destacando suas contribuições, potencialidades e dificuldades, com foco na pessoa adoecida. MÉTODO: Foi realizada uma revisão integrativa utilizando as bases de dados LILACS e MEDLINE da Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores foram "cuidado paliativo" e "cuidado domiciliar". Foram incluídos estudos dos últimos 10 anos, completos e em português, excluindo artigos incompletos e em outros idiomas. Encontraram-se 71 artigos, dos quais 8 foram selecionados.
Resultados
RESULTADOS: A Atenção Domiciliar (AD) é uma abordagem biopsicossocial realizada no domicilio, visando monitorar problemas de saúde e sociais, promovendo autonomia e qualidade de vida. Para o sistema de saúde, a AD reduz gastos com internações e riscos de infecção hospitalar. Para os pacientes, o domicilio oferece conforto, autonomia e continuidade de rotina, além de permitir maior participação nas decisões de tratamento. Os familiares se beneficiam, mas enfrentam dúvidas e sobrecarga, especialmente com o medo do óbito em casa e a sensação de solidão (Silva et, al., 2019).
Conclusão/Considerações finais
CONCLUSÃO: Os Cuidados Paliativos domiciliares oferecem conforto e autonomia para os pacientes, respeitando os princípios do CP. Contudo, é necessário integrar essa modalidade à Rede de Atenção à Saúde, fornecer capacitação para profissionais e apoio para familiares, além de garantir condições adequadas de higiene e infraestrutura no domicílio.
Referências
MARQUES, Fernanda Pasquetti; BULGARELLI, Alexandre Fávero. Os sentidos da atenção domiciliar no cuidado ao idoso na finitude: a perspectiva humana do profissional do SUS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 6, p. 2063-2072, 2020.
MATOS, Michele Rodrigues et al. Significado da atenção domiciliar e o momento vivido pelo paciente oncológico em cuidados paliativos. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 18, p. e1179-e1179, 2016.
OLIVEIRA, Andréia Elisa Garcia de; CURY, Vera Engler. A experiência de pacientes assistidos por um serviço de atenção domiciliar (SAD). Psicologia em Estudo, v. 25, p. e44108, 2020.
SANTOS, Adrielle Alves et al. Cuidados paliativos aplicados em idosos no domicílio. Rev. Pesqui.(Univ. Fed. Estado Rio J., Online), p. e10095-e10095, 2022.
SILVA, Alexandre Ernesto; DUARTE, Elysângela Dittz; FERNANDES, Sérgio Joaquim Deodato. A produção de cuidados paliativos por profissionais de saúde no contexto da assistência domiciliary. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, p. e20210030, 2021.
SILVA, Alexandre Ernesto et al. Cuidados paliativos domiciliares: revisão integrativa. Ciênc. cuid. saúde, p. e41994-e41994, 2019.
PEREIRA, Júlio Alves et al. Orientações de cuidados em domicílio aos familiares e cuidadores de pacientes em cuidados paliativos. Rev Enferm UFPI, p. e989-e989, 2021.
PILATTI, Patrícia et al. Cuidados paliativos oncológicos em um serviço público de atenção domiciliar. Rev. bras. med. fam. comunidade, p. 1-10, 2017.
Palavras Chave
Cuidado Paliativo; Atenção Domiciliar; Saúde Pública
Área
Modalidades de atendimento
Autores
ANA KESIA SILVA FAUSTINO, GISLANE DA CONCEIÇÃO GOMES ALCÂNTARA, MAIRLA MARIA ARAUJO