Dados do Trabalho
Título
EXTUBAÇAO PALIATIVA: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
A extubação paliativa é realizada em pacientes com doenças crônicas graves e irreversíveis e/ou doenças agudas de alta morbimortalidade, quando o suporte ventilatório se torna potencialmente inapropriado, quando a qualidade de vida do paciente é inaceitável e sem perspectivas de melhora. A suspensão ou não implementação desse suporte de vida requer, obrigatoriamente, a pactuação de objetivos terapêuticos, levando em consideração os valores e perspectivas do paciente.
Objetivo e Método
Objetivos de avaliar a realização de conferência familiar ou uso de diretiva antecipada de vontade, tempo de retirada de ventilação mecânica e óbito e medicações utilizadas para sedoanalgesia. Realizado coleta qualitativa com revisão de prontuário de 9 extubações paliativas ocorridas no período entre agosto de 2023 e junho de 2024 na unidade de terapia intensiva de um hospital de referência no Pará.
Resultados
Nos 9 casos, os paciente não possuiam diretiva antecipada de vontade. Em todos foram realizadas conferências familiares documentadas com objetivos de cuidados e pactuada a extubação paliativa. Observamos que aproximadamente 77% dos pacientes submetidos à remoção do tubo endotraqueal paliativa faleceram em menos de 24 horas e 22% em menos de 1 hora após o procedimento. Observamos que aproximadamente 33% dos pacientes fizeram uso de midazolam e fentanila e aproximadamente 66% utilizaram morfina.
Conclusão/Considerações finais
Os cuidados paliativos abrangem diversas abordagens voltadas para a assistência dos pacientes. As diretivas antecipadas de vontade não é um documento difundido na população. O tempo entre retirada de suporte de ventilação mecânica e evolução para óbito neste estudo é consistente com outros. A utilização de sedação e/ou analgesia com objetivo de conforto foi necessária para manejo de dor e dispneia em fim de vida de forma adequada.
Referências
Antonio ACP, Antonio JP. Palliative extubation experience in a community hospital in southern Brazil. Rev Assoc Med Bras (1992). 2023 May 15;69(6):e20230208.
Pezzin TR, Fernandes PS, Magalhães LR. Extubação paliativa: do conceito ao manejo - Uma revisão integrativa. JBMEDE 2021; 1(3): e21022.
Vidal EIO, et al. Posicionamento da Academia Navional de Cuidados Paliativos sobre suspensão e não implementação de intervenções de suporte de vida no âmbito dos cuidados paliativos. Crit Care Sci. 2024; 36:e20240021pt.
Palavras Chave
Extubação paliativa; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Unidade de Terapia Intensiva
Área
Outras áreas
Autores
CARLA HELENA XAVIER WANDERLEY ROCHA, EVANDRO DE ALMEIDA NETO, ELANE CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA, THALIA SARAIVA MENDONÇA, MONIQUE OLIVEIRA ALEIXO DOS SANTOS DA CRUZ, TAINARA SOUZA TERAN