X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

SERVIÇO SOCIAL E CUIDADOS PALIATIVOS: UM DIALOGO ESSENCIAL

Introdução

Os cuidados paliativos demandam uma abordagem multidimensional pautada na atuação de diferentes áreas do conhecimento, visando proporcionar alívio da dor e sintomas, maior dignidade, acesso a direitos e redução do sofrimento, visando enfrentar condições ameaçadoras à vida. O serviço social é uma das áreas essenciais nesse contexto, pois atua na avaliação das condições sociais e econômicas dos pacientes, oferece suporte social, facilita o acesso a benefícios e direitos sociais, e promove a articulação com redes de apoio e recursos comunitários, garantindo um cuidado integral e humanizado.

Objetivo e Método

Este estudo tem como objetivo descrever a intervenção do Serviço Social no contexto dos Cuidados Paliativos. Busca compreender como os assistentes sociais podem apropriar-se dessa categoria e utilizá-la para interpretar a realidade e construir intervenções profissionais. Este relato de experiência destaca a contribuição do Serviço Social na atuação de equipes multiprofissionais de Cuidados Paliativos e propõe um passo a passo para intervenções que promovam um cuidado ampliado. Com caráter qualitativo, se concentra na descrição detalhada e reflexiva das práticas profissionais em contextos específicos, envolvendo a descrição minuciosa das atividades, intervenções e contextos, acompanhada de uma reflexão crítica sobre as ações realizadas, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.

Resultados

O relato de experiência permitiu identificar boas práticas, refletir sobre desafios éticos, desenvolver estratégias de intervenção que considerem as necessidades sociais, emocionais e econômicas dos pacientes e suas famílias, e promover a articulação com outras áreas do conhecimento e redes de apoio comunitárias, fortalecendo a atuação multiprofissional. Demonstrou a relevância do trabalho do Serviço Social em equipes multiprofissionais de Cuidados Paliativos, destacando suas áreas de atuação e os eixos de intervenções possíveis. Evidenciou a necessidade de considerar a "dor social" para fundamentar melhor as intervenções das equipes de Cuidados Paliativos, contribuindo para o alívio do sofrimento de pacientes, famílias e cuidadores assistidos nos serviços de saúde.

Conclusão/Considerações finais

A abordagem do Serviço Social proporciona uma visão ampliada do cuidado, que inclui a consideração dos aspectos sociais do sofrimento, e oferece um suporte fundamental para pacientes, familiares e cuidadores, promovendo um alívio mais abrangente e humanizado.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Serviço Social; Equipe Multiprofissional

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Maternidade Escola Assis Chateaubriand / UFC - Ceará - Brasil

Autores

THAIS CRISTINE DE QUEIROZ COSTA, FERNANDA GOMES LOPES, CECÍLIA CAMPOS SÁ