X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

SAUDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DO CUIDADO PALIATIVO: DESAFIOS E ESTRATEGIAS

Introdução

INTRODUÇÃO: A paliação deve ser iniciada, em níveis diferentes de complexidade, no surgimento de quaisquer manifestações de uma doença ameaçadora da vida. Anualmente, cerca de 56,8 milhões de pessoas necessitam de cuidados paliativos (WHO, 2020).A assistência de enfermagem em Cuidados Paliativos (CP) tem uma realidade complexa e desafiadora por estar diante de uma filosofia do cuidado inovador que vem ganhando espaço no cenário brasileiro nos últimos anos. Apesar dos avanços quanto aos CP, ressalta-se que o profissional de enfermagem não está preparado para enfrentar os desafios com tais pacientes, pois o sentimento de frustração, impotência e a falta de conhecimento ainda dificultam a promoção do cuidado (Matsumoto, 2012).JUSTIFICATIVA:O interesse pelo desenvolvimento deste estudo surgiu a partir da minha vivência direta como enfermeira nos cuidados aos pacientes em uma Unidade de Emergência de um Hospital Universitário. Diante dos desafios encontrados no cuidar desenvolvido pela enfermagem, a pesquisa justifica-se pela importância de se compreender melhor acerca dos cuidados paliativos na Emergência, onde a equipe de enfermagem precisa extrapolar as práticas padrões na qual envolve uma assistência individualizada reforçado pelos princípios dos CP, envolvendo práticas específicas voltadas para melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Objetivo e Método

OBJETIVOS: avaliar o bem-estar psicológico dos profissionais de enfermagem na assistência aos pacientes em CP na Emergência. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que busca compreender as percepções e experiências dos profissionais que prestam assistência aos pacientes em Cuidados Paliativos. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A seleção dos participantes será por amostragem intencional, tendo como critérios de inclusão os profissionais de enfermagem. Este estudo será iniciado somente após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, e todos os participantes deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, garantindo que compreendam o estudo e seus direitos.

Resultados

ESTUDO EM ANDAMENTO

Conclusão/Considerações finais

ESTUDO EM ANDAMENTO

Referências

REFERÊNCIAS:https://www.who.int/news-room/factsheets/detail/ palliativecare.Acessado em 10/09/2024 às 20:03.Matsumoto, DY. Cuidados Paliativos: conceito, fundamentos e princípios. In: Carvalho, RT; Parsons, HA. (Org.) Manual de Cuidados Paliativos São Paulo: Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), 2012. p.23-30.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Profissionais De Saúde; Saúde mental

Área

Outras áreas

Autores

RENATTA GLAUCY FERNANDES THOMAZ GOMES, VICTOR HUGO SOUZA ALVES VIEIRA, KELLY DA SILVA ROCHA MOHSEN