Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA DISCIPLINA DE CUIDADOS PALIATIVOS E DO PROCESSO DE MONITORIA NA FORMAÇAO MEDICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA GRADUAÇAO.
Introdução
Nos últimos anos, os cuidados paliativos (CP) têm ganhado destaque na formação médica, devido à crescente demanda por ações que priorizem a qualidade de vida de pacientes com doenças incuráveis ou ameaçadoras à vida, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde em 2018. No Brasil, a inclusão dessa disciplina na grade curricular das escolas médicas é ainda escassa, com apenas 14% das instituições oferecendo formação específica. Por isso, é essencial abordar este tema. A monitoria acadêmica promove o binômio ensino-aprendizagem entre alunos, solidificando conceitos por meio da troca de vivências, engajamento, comunicação eficaz e métodos envolventes.
Objetivo e Método
Relatar a experiência e analisar o impacto positivo da inclusão da disciplina de CP no currículo de medicina no Brasil, destacando o papel da monitoria no aprendizado dos alunos. A metodologia inclui a avaliação de atividades teóricas e práticas, com ênfase em simulações realísticas de cenários clínicos. Essas simulações permitem que os discentes desenvolvam habilidades em situações de alta carga emocional. Os pacientes são representados por modelos previamente preparados pela equipe docente, com circunstâncias inseridas no contexto de CP, abordando valores dos doentes e de seus familiares. Exemplos incluem a transmissão de más notícias, manejo de conflitos, reuniões familiares, aspectos éticos e jurídicos.
Resultados
Estudos indicam que alunos expostos a essas simulações demonstram um desempenho aprimorado em interações com indivíduos com prognósticos desfavoráveis, conduzindo conversas difíceis com mais segurança e êxito. Essa metodologia prepara os acadêmicos para o exercício clínico, resultando em maior engajamento e uma compreensão mais profunda dos aspectos humanos e deontológicos da finitude.
Conclusão/Considerações finais
A incorporação da área de CP na formação médica é essencial para capacitar futuros médicos a oferecer atendimento integral, coerente com as preferências dos pacientes, exigindo uma abordagem sensível e multifacetada. A inclusão dessa disciplina no currículo médico é fundamental, pois enriquece o conhecimento sobre a gestão de sintomas complexos e apoio emocional, promovendo intelectualidades para um diálogo efetivo. A relevância desse tema é indiscutível, pois qualifica os profissionais a lidarem com a inextricabilidade do cuidado no fim de vida, favorecendo uma prática médica mais compassiva e um gerenciamento adequado de problemas físicos e psicossociais.
Referências
CASTRO, Andrea Augusta; TAQUETTE, Stella Regina; MARTIN, Elena Zuliani; CLIMACO, Lorenna dos Santos; ALMEIDA, Paulo Othavio de Araujo. Medical education in Palliative Care in Brazil: Perception of medical school teachers. New Trends in Qualitative Research, v. 12, p. e610, 2022.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Faculdades de Medicina; Tutoria
Área
Outras áreas
Autores
VÍTOR SIDRONE MENDONÇA, RAFAEL NOBRE LOPES