X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE PACIENTES ACOMPANHADOS PELA COMISSAO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL PUBLICO DE GRANDE PORTE DE SALVADOR-BA

Introdução

A Organização Mundial de Saúde define os cuidados paliativos como “uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida”.

Objetivo e Método

Descrever o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes acompanhados pela comissão de cuidados paliativos de um hospital público da Bahia, Brasil.Trata-se de um estudo transversal, observacional, retrospectivo e descritivo de abordagem quantitativa. Este estudo foi realizado no maior Hospital Público do Norte e Nordeste no Brasil que possui uma comissão de cuidados paliativos (CCP). Foram analisados dados sociodemográficos e clínicos de pacientes que foram acompanhados pela CCP no período de junho a dezembro de 2023.

Resultados

Foram analisados 150 pacientes dos quais observou-se a prevalência do sexo feminino 55,3%, na faixa etária de 56 a 75 anos com uma média de idade de 65 anos e um desvio padrão de 15 anos, No que se refere as escalas avaliadas, 56% dos pacientes foram classificados no nível 4 da escala ECOG, indicando debilidade, na escala PPS, 32,2% dos pacientes se enquadraram na porcentagem de 10% sugerindo fase terminal da doença. Quanto à presença de lesão por pressão, 18% dos pacientes possuíam lesão em estágio 2. O diagnóstico mais frequente foi o Acidente Vascular Encefálico (AVE) com 21,3%. Em relação aos fármacos mais utilizados destacam-se os analgésicos comuns somando-se 48,7%. A relação entre a data da admissão do paciente e a solicitação médica para acompanhamento pela CCP teve uma média de 26 dias com desvio padrão de 34 dias, 44,9% dos pacientes evoluíram a óbito.

Conclusão/Considerações finais

Os dados analisados nesta pesquisa revelaram o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes, observou-se que há uma grande variação no tempo dos pedidos médicos para acompanhamento pela CCP. A partir da análise do tempo entre admissão e solicitação, observa-se que ainda há uma associação dos CP à terminalidade por parte da equipe. Diante de estágios avançados da doença, as ações da CCP limitam-se ao controle de sintomas e realização de conferências familiares a fim de comunicar limitações terapêuticas. A compreensão do perfil desses pacientes trará uma melhor assistência e maior oferta de qualidade de vida atendendo suas peculiaridades e necessidades.

Referências

World Health Organization. Integrating palliative care and symptom relief into paediatrics: a WHO guide for health-care planners, implementers and managers [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2018.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Perfil de saúde; Assistência hospitalar

Área

Populações

Instituições

Hospital Geral Roberto Santos - HGRS - Bahia - Brasil

Autores

FERNANDA ANDRADE VIEIRA, ANDREA OLIVEIRA SOUZA, RAFAEL REIS LIMA, JUCILENE PITÁGORA SOUSA LIMA, JORGE LUIS MOTTA DOS ANJOS