X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

TITULO: EXPANSAO E CAPACITAÇAO EM CUIDADOS PALIATIVOS: A IMPLEMENTAÇAO DO MODELO DE AMBULATORIO A DISTANCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Introdução

Entre 2022 e 2024, um hospital de Cuidados Paliativos desenvolveu um projeto de capacitação voltado à Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Estado do Rio de Janeiro. O foco foi a implementação e ampliação do modelo de "ambulatório a distância", desenvolvido para oferecer cuidados paliativos de qualidade a pacientes que enfrentam obstáculos geográficos ou violência urbana nas áreas em que vivem. A estratégia envolveu o atendimento compartilhado entre as equipes da RAS e a equipe do hospital, que atuou como suporte matricial, realizando acompanhamento por meio de telemedicina. Esse modelo permitiu a troca de informações, possibilitando ajustes nos cuidados prestados aos pacientes e fornecendo orientação adequada aos familiares.

Objetivo e Método

O principal objetivo foi fortalecer a integração entre as equipes da RAS e do hospital, aprimorando a capacitação dos profissionais para oferecer cuidados paliativos mais eficazes. Método: Foram realizados três workshops, estruturados em duas partes, a primeira consistiu em palestras com temas de relevância geral e a segunda em oficinas práticas voltadas à capacitação específica em áreas como: controle da dor, comunicação de notícias difíceis, funcionalidade, cuidados com ostomias e feridas e direitos sociais.

Resultados

Participaram dos workshops, 228 profissionais de 17 municípios, representando 33 serviços de saúde. Entre os profissionais estavam incluídos: assistentes sociais (11,8%), dentista (0,4%), enfermeiros (48,7%), farmacêuticos (1,3%), fisioterapeutas (12,7%), fonoaudiólogos (3,1%), gestores (0,9%), médicos (17,1%), nutricionistas (6,6%), psicólogos (5,7%) e terapeutas ocupacionais (0,9%). Os municípios participantes foram Teresópolis e Arraial do Cabo, ambos representando 12,1% dos serviços, e Rio de Janeiro, Itaguaí, Volta Redonda, Itatiaia, Nova Friburgo, Magé, Pinheiral e São João de Meriti, cada um com 6,1% de participação.

Conclusão/Considerações finais

A realização dos workshops exerceu um impacto substancial na capacitação das equipes de saúde, promovendo maior integração e aprimorando os cuidados paliativos no Estado do Rio de Janeiro. A participação diversificada de profissionais, aliada à ampla distribuição geográfica, evidencia a relevância do projeto na ampliação do acesso, conforme preconizado pela Portaria Nacional de Cuidados Paliativos. A continuidade dos workshops é essencial para consolidar os avanços e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes atendidos e suas famílias.

Referências

FONSECA, D. F. et al. Integração com a atenção primária à saúde: experiência de uma unidade de referência em cuidados paliativos oncológicos. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 67, n. 4, 12 Aug. 2021.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Capacitação Profissional; Telemedicina

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Hospital do Câncer IV - Instituto Nacional do Câncer - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CRISTHIANE SILVA PINTO, DOLORES FERREIRA FONSECA, ALESSANDRA ZANEI BORSATTO, MARIANA ABREU MACHADO, ANNA CAROLINE WAYAND MARTINS, ERNANI COSTA MENDES