Dados do Trabalho
Título
QUESTIONARIO ABCCP: POSSIVEL FERRAMENTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DE ESTRATEGIAS EDUCACIONAIS EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
A modernidade impôs uma separação radical entre vivos e mortos, atribuindo ao corpo o valor de instrumento de produção. Adoecimento e morte passaram a ser vistos como vergonha e improdutividade. Nesse cenário, a medicina adotou a morte como fracasso profissional e a cura como único desfecho aceitável (MARTIN, 1985), relegando áreas como os Cuidados Paliativos (CP) a segundo plano (MORITZ, 2005). A falta de ensino sobre CP nas graduações e o desestímulo à formação complementar contribuem para a criação de estigmas (SPENGLER, 2015). Para desmistificar os CP, é essencial identificar lacunas de entendimento e direcionar estratégias educacionais mais eficazes.
Objetivo e Método
Com base na identificação dos estigmas mais recorrentes, o estudo desenvolveu o questionário "Avaliação de Barreiras e Crenças sobre Cuidados Paliativos (ABCCP)" para diagnosticar o grau de compreensão e mapear as principais lacunas sobre o tema, visando direcionar estratégias educacionais mais eficazes. O estudo seguiu três etapas. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar mitos em torno dos CP. A seguir, o Questionário ABCCP foi elaborado com afirmativas sobre crenças e barreiras, avaliadas de forma dicotômica. Por fim, o instrumento foi validado por um grupo de 15 especialistas em CP (GF1) e por 15 leigos (GF2) para verificar conteúdo, relevância e linguagem.
Resultados
Isso resultou em um instrumento de três componentes. O primeiro componente corresponde a uma coleta de dados a respeito do perfil socioeconômico do respondente. O segundo componente corresponde a uma pergunta aberta na qual o participante expressa breve subjetivamente o que ele define como CP. Na terceira etapa o participante avaliará de forma dicotômica 26 afirmativas que abordam as dimensões: princípios dos cuidados paliativos, comunicação, controle de sintomas, apoio familiar, trabalho em equipe, educação em cuidados paliativos e organização dos cuidados. O conteúdo do questionário foi aprovado pelo GF1 e a linguagem foi considerada de fácil compreensão pelo GF2.
Conclusão/Considerações finais
Dessa forma, o Questionário ABCCP torna-se um instrumento de fácil aplicação para identificar o nível de entendimento sobre CP de uma população e as principais lacunas nela presentes, bem como correlacionar esses dados com variantes obtidas na investigação socioeconômica. A partir disso, poder-se-á elaborar uma intervenção educacional que seja eficaz em sanar os problemas presentes.
Referências
MARTIN, S.P. Um Cálculo do Sofrimento: Dor, Profissionalismo e Anestesia na América do Século XIX. Nova York: Columbia University Press, 1985, p. 221-23, 233.
MORITZ, R.D. Os profissionais de saúde diante da morte e do morrer. Rev Bioét., 2005, 51-63.
SPENGLER, M. Desmascarando mitos de hospícios. Fairfield. Cidade. Ônibus. J., 2015, 51, 21.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Mitos e Estigma; Educação em Saúde
Área
Outras áreas
Autores
OLÍMPIO DUARTE SILVA MAGALHÃES, JONATAS GOMES NERI , MARIANE BERMOND TORRES, JOÃO VICTOR FREITAS REBOUÇAS, INGRED LAUANE BALBINO ALVES, YASMIN MELO SANTOS MEDEIROS