X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

HA ESPAÇO PARA PENSARMOS NA OFERTA DE CUIDADOS PALIATIVOS PARA PESSOAS COM TUBERCULOSE?

Introdução

A tuberculose é uma doença que resulta da complexa relação entre os determinantes sociais, que impactam diretamente no adoecimento, qualidade de vida e no sofrimento das pessoas acometidas. Populações vulneráveis têm maior risco de adoecimento. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os cuidados paliativos sejam ofertados tão logo a doença seja diagnosticada, independente da proposta ou não de cura. No entanto, ainda existem desafios que dificultam o acesso de pessoas com tuberculose a esta abordagem.

Objetivo e Método

Objetivo: Relatar a experiência na identificação da necessidade de abordagem de cuidados paliativos para pacientes com tuberculose.
Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado nos meses de julho e agosto de 2024, em uma unidade para atendimento de tuberculose, de uma Instituição de Transição de Cuidados, na cidade de Fortaleza-CE.

Resultados

Foram elencadas as seguintes categorias e fatores associados ao sofrimento: Tuberculose em pacientes recém diagnosticados, sem outras comorbidades: sintomas físicos, como dispneia, tosse, náuseas e vômitos; medo e ansiedade relacionados ao diagnóstico recente. Tuberculose e HIV/aids: preconceito e estigma, que influenciam no sofrimento psíquico e social; sofrimento relacionado ao predomínio de febre diária e prolongada; apresentações atípicas da TB e outras coinfecções, que geram ansiedade relacionada à elucidação diagnóstica e necessidade de exames frequentes; Tuberculose resistente: utilização de esquemas alternativos e prolongados, com necessidade de aplicação de injetáveis rotineiramente; maior isolamento social, devido a necessidade de quarto privativo; Terminalidade de doença: exacerbação de sintomas físicos, como dispneia e dor; sofrimento psíquico e social relacionado aos vínculos fragilizados; sofrimento espiritual relacionado ao significado da vida, às limitações físicas e ao enfrentamento da morte;
Tuberculose para populações vulneráveis: tal categoria merece destaque, pois, independente do estágio de doença e infecções associadas, houve presença de sofrimento social, psíquico, espiritual, físico e até existencial.

Conclusão/Considerações finais

O sofrimento relacionado à TB não se limita à doença avançada e pode ser causado pela doença, pelo tratamento, por comorbidades, pelo estigma e discriminação. Populações vulneráveis podem sofrer maior impacto no sofrimento. Sugere-se a realização de estudos aprofundados, com foco na necessidade da oferta de cuidados paliativos desde o momento do diagnóstico.

Referências

World Health Organization (WHO). WHO operational handbook on tuberculosis. Module 4: treatment - tuberculosis care and support. Genebra: WHO, 2022. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240053519

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Tuberculose; Populações Vulneráveis

Área

Populações

Instituições

CASA DE CUIDADOS DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

RENATA LAÍS DA SILVA NASCIMENTO MAIA, MATHEUS MARTINS DE SOUSA DIAS